Grupo de caminhada do IPq estimula obesos a praticar exercícios

Atividades ocorrerão uma vez por mês, são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia

dom, 17/02/2008 - 19h25 | Do Portal do Governo

Obesos que recebem de seus médicos recomendações para realizarem atividades físicas, mas têm dificuldades para colocar a idéia em prática, terão uma nova opção para se exercitar a partir desta segunda-feira (18), às 10h30. Trata-se do Clube da Caminhada, iniciativa do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). As atividades ocorrerão uma vez por mês e são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. Basta vontade de se exercitar.

As aulas durarão cerca de 45 minutos e se dividem em duas partes: na primeira, ocorre o que o educador físico Alexandre Menegaz, coordenador do projeto, chama de “conscientização corporal”; são palestras e orientações aos participantes sobre temas relativos à obesidade. Na segunda, a caminhada propriamente dita. Os percursos, inicialmente, serão feitos no próprio complexo do HC, com caminhadas de cerca de um quilômetro de extensão.

Um encontro mensal, com caminhada de um quilômetro, é suficiente para eliminar a obesidade? Certamente não. E é por isso que o objetivo do grupo é, mais do que a prática da caminhada durante as reuniões, enraizar nos participantes a consciência da importância da atividade física.

“Nossa meta é orientar as pessoas para que elas possam se auto-incentivar à incorporar a atividade física às suas rotinas. Os encontros devem ser a porta de entrada no mundo da atividade. Para que, por exemplo, essas pessoas se sintam à vontade para entrar numa academia”, diz Alexandre Menegaz.

O educador físico explica que, em geral, as pessoas têm ciência da importância de fazer exercícios; o que falta é adesão a essa idéia. O que pode se explicar por uma falta de conhecimento que os obesos têm do seu próprio corpo. “Percebemos que há grupos voltados para uma série de categorias. Mas em relação aos obesos, há uma carência, não existem políticas públicas voltadas para a atividade física desse grupo”, explica Menegaz.

Expectativas

Nas primeiras discussões para formulação do grupo, seus organizadores trabalhavam com a hipótese de reunir cerca de 50 pessoas. Mas a repercussão que a idéia vem recebendo fez com que esse número tenha se elevado – o que é bem recebido pelos coordenadores.

O corpo de profissionais que acompanhará o clube é variado, e essa variância se encaixa no programa do Prato, que busca uma abordagem multidisciplinar para o combate à obesidade. Por exemplo, falarão aos alunos médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e outros.

Serviço

Clube da Caminhada do IPq

Segunda-feira, 18 de fevereiro, às 10h30.

Não há necessidade de inscrição prévia, só comparecer com disposição para a caminhada e trajando roupas adequadas para a prática de exercícios.

Endereço: Rua Doutor Ovídio Pires de Barros, 785, 4º Andar, Sala 4, no IPq, que fica no complexo do HC, em Pinheiros, São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3069-6974.

Olavo Soares

Da USP Online

(L.F.)