Grupo de apoio ajuda obesos a perder peso

Estudo aponta que 80% dos pacientes conseguem sucesso em tratamento multidisciplinar

qua, 28/11/2012 - 16h09 | Do Portal do Governo

Pacientes obesos têm obtido sucesso na perda de peso sem recorrer a dietas milagrosas ou cirurgias de redução de estômago. Atendidos pelo Grupo de Estudo e Tratamento do Obeso (Gesto), serviço da Secretaria da Saúde, eles têm conseguido manter o peso aliminado após passarem por tratamento não cirúrgico na unidade.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O tratamento oferecido pelo Gesto dura dois anos, e é realizado em grupos que se reúnem duas vezes por semana com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e médicos em período integral. É gratuito e aberto a todos os pacientes obesos.

Segundo a coordenadora do grupo, Maria Flora Almeida, o tratamento foca na compulsão e no impulso de comer do obeso. “Com isso, a perda de peso se torna gradual e saudável, porque é obtida através da sociabilidade, da prática de atividade física, da reeducação alimentar e do entendimento de sua psicodinâmica”, explica. O estudo apontou ainda que, em quatro meses, a perda pode ser de até 5% do peso do paciente.

Serviço
Grupo de Estudo e Tratamento do Obeso (Gesto)
(11) 3329-4463

Do Portal do Governo do Estado