Grupo da Fatec São Bernardo cria projeto de bicicletário automatizado

Equipamento abrigaria até 100 bikes e se integraria a modais de transporte

qua, 26/08/2015 - 16h58 | Do Portal do Governo

Estudantes de Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) em São Bernardo do Campo desenvolveram um estacionamento automatizado para bicicletas como seu projeto de conclusão de curso.

O trabalho foi idealizado por Fabio Negrini, Jefferson Martins da Silva, João Victor Ferreira da Silva e Jairo dos Santos Silva, graduados no 1º semestre deste ano.

A maquete criada pelo grupo é para um bicicletário que teria cerca de 7,5 metros de diâmetro e 7 metros de altura, divididos em quatro andares e com capacidade para abrigar até 96 bicicletas. O tamanho pode ser adaptado de acordo com a demanda.

A ideia é compactar ao máximo o espaço de armazenamento das bikes, aumentando a possibilidade de implantação do sistema.

“Durante nossas pesquisas apareceram alguns modelos de difícil viabilização no Brasil, como um estacionamento subterrâneo que existe no Japão. Tentamos reduzir ao máximo, pensando no tamanho das bicicletas, para tornar possível a instalação em vários lugares diferentes”, explica Fabio Negrini.

Integração
Totalmente automatizado, o bicicletário dispensaria a intervenção de um funcionário. Pode ser acionado por um cartão pré-cadastrado, tanto no momento de guardar, quanto para retirar o veículo.

Uma das possibilidades sugeridas pelo grupo é integrar o sistema às redes de vale-transporte municipais e intermunicipais, como o cartão Bilhete Único, por exemplo. “Apresentamos o projeto para empresários e para o prefeito de São Bernardo do Campo”, conta Fábio.

Na prática
Os tecnólogos esperam conseguir um aporte para desenvolver, ao menos, uma plataforma experimental. O valor estimado para a montagem do protótipo é de R$ 400 mil a R$ 500 mil.

“Esse investimento com certeza vai trazer retorno em ação social, olhando para o interesse público”, aponta o estudante. “O mercado ainda não tem estrutura para atender essa demanda de forma segura e prática para o usuário.”

Do Portal do Governo do Estado