Grupo criará novo projeto estratégico para a Polícia Civil

Projeto visa melhorar todas formas de atuação e procedimentos da Polícia Civil

ter, 17/08/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil criou um grupo de estudos para definir metas de curto, médio e longo prazos para a instituição, visando melhorar tanto os processos administrativos, quanto a distribuição de material, recursos humanos, trabalhos de investigação e metodologias.  O projeto estratégico será traçado nesta quinta-feira, 19, quando o grupo de estudos se reunirá pela primeira vez.

A orientação sobre a criação do grupo de estudos foi publicada no Diário Oficial de sábado, 14, por meio da Portaria DGP 43. O grupo, formado por 29 policiais civis de vários departamentos da instituição, deverá apresentar, depois de 90 dias, contados a partir da publicação da portaria, o Projeto Estratégico da Polícia Civil aos membros do conselho da instituição.

O projeto tem o objetivo de melhorar todas as formas de atuação e procedimentos da Polícia Civil, tanto para o público interno, quanto para o público externo. Ou seja, depois da aprovação do plano pelo Conselho da Polícia Civil, pretende-se que tanto a população, quanto os policiais sejam beneficiados com a melhoria dos assuntos internos da instituição. “Um processo melhora o outro e todos eles, juntos, melhorados, resultam numa gestão mais eficaz e eficiente para todos os envolvidos”, destaca o presidente do grupo de estudo e delegado da Academia de Polícia ‘Dr. Coriolano Nogueira Cobra’, Pedro Tonelli Neto.

Ele explica ainda que a implantação do novo projeto deverá trazer benefícios de forma global dentro da instituição. “O plano de ação, que mais tarde deverá ser adotado por todos, visa melhorar tanto os processos administrativos, como distribuição de material, recursos humanos, até os trabalhos de investigação e metodologias da Polícia Civil”, ressalta.

Na primeira reunião, serão discutidos e apresentados os problemas enfrentados pela instituição, bem como pontos mais importantes a serem melhorados. Em seguida, haverá a distribuição de tarefas aos membros do grupo que se empenharão a trazer resultados em uma nova reunião, até que se tenha um projeto pronto.

As próximas reuniões poderão contar com a participação de profissionais convidados pelo grupo, das áreas ligadas ao tema e que demonstrem interesse pelo projeto. Tonelli explica que profissionais de várias áreas, que possam e queiram contribuir com o projeto, podem participar. Ele lembra que o projeto é bem abrangente e poderá contar com a participação de profissionais das áreas administrativas, de ensino, gestão pública, entre outras, às quais o grupo considerar importantes e necessárias para a realização do projeto final.

Da Secretaria da Segurança Pública