Grupo Camaleão de Belo Horizonte apresenta-se no Teatro de Dança

Espetáculos acontecem hoje (10), amanhã (11) e 12 de agosto

sex, 10/08/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Teatro de Dança traz ao palco a estréia: “Tá Passando…”, espetáculo de dança do grupo Camaleão de Belo Horizonte. As apresentações acontecem hoje (10), amanhã (11) e 12 de agosto. O Camaleão é hoje uma das companhias representativas de dança do país, tendo em seu repertório obras de destacados coreógrafos da atualidade. Foi criado em 1984, por sua atual diretora, a bailarina e professora graduada pela Royal Academy Of Dance, Marjorie Quast.

Com o compromisso de divulgar a dança de qualidade, o grupo realiza também amplo trabalho de pesquisa, desenvolvendo linguagem própria na área. O trabalho do Camaleão se destaca, ainda, por incluir em seu repertório coreografias e trilhas sonoras de renomados artistas nacionais. Nesse novo espetáculo, com coreografia de Jorge Garcia e direção de Marjorie Ann Quast, o grupo explora a relação entre o tempo e a memória, a partir da vida e da obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade* (1926-1996).

A trilha sonora inclui Zé Coco do Riachão, Dolores Duran e música clássica. “Tá Passando…” teve seu ponto de partida nas pesquisas do Museu de Artes e Ofício e nas oficinas que o Camaleão vem realizando desde 2005 com diversos coreógrafos. Do encontro com o coreógrafo pernambucano Jorge Garcia nasceu este espetáculo, que fala sobre a relação entre o tempo e a memória, a partir de uma releitura da obra do artista plástico mineiro, nascido em Araguari, Farnese de Andrade (1926-1996).

A dimensão extremamente pessoal do trabalho do artista foi a senha para o processo criativo marcado pela estreita  colaboração entre o coreógrafo e os bailarinos Eduardo Barbosa, Cyntia Reyder, Clara Lodi, Lívia do Espírito Santo e Tiça Pinheiro. Uma vez por mês, o coreógrafo vinha à cidade e passava alguns dias, deixando tarefas para que os bailarinos prosseguissem por conta própria. “Foi uma experiência nova, na minha ausência eles tentavam entender minhas propostas e eu quando chegava tentava entender as idéias deles”, explica o coreógrafo. Esse espetáculo tem patrocínio da Usiminas e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Camaleão Grupo de Dança/BH

Espetáculo: “Tá Passando…”

Dias 10, 11 e 12 de Agosto, sexta e sábado, 21 horas e domingo, 18 horas.

Teatro Itália, TD – Teatro de Dança

Avenida Ipiranga, 344 – Subsolo, Edifício Itália.

Metrô República.

R$ 10 e meia-entrada.

Da Secretaria da Cultura 

(J.H.)