Grupo Aum faz concerto no Memorial da América Latina

Memorial recebe o grupo instrumental paulistano no dia 12 de junho, ao meio-dia

seg, 04/06/2007 - 20h32 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina recebe o Grupo AUM no dia 12 de junho, com entrada franca. O concerto faz parte da série Música do Meio-Dia e acontece na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar (portão 12). A série Música do Meio-Dia tem a coordenação artística do maestro e compositor Paulo Maron (não é necessário retirar ingressos com antecedência). No programa, obras de Villani Cortes, Paulo Maron, Osvaldo Lacerda e Pixinguinha.

A proposta do grupo instrumental paulistano Aum (www.grupoaum.com.br) é unir o erudito e o popular, além focar compositores contemporâneos brasileiros. Em seu terceiro CD Postais Paulistanos (Fábrica Discos/Tratore) apresenta músicas de Edmundo Villani-Côrtes, Paulo Maron e Hélcio de Latorre. O título do álbum foi retirado da suíte Postais Paulistanos, de Villani-Côrtes, que ganhou o prêmio APCA, de 1995, como Melhor Obra Sinfônica e tem seus sete movimentos apresentados aqui.

A palavra Aum é o símbolo universal do yoga e do hinduísmo. É também o som de um mantra, considerado o mais poderoso de todos, que, segundo antigos sábios hindus, freúne toda a gama de sons vocais possíveis. Mantra é a combinação de sons que, enquanto entoamos, nos dá controle da mente e uma sensação de felicidade, levando-nos a um campo espiritual”, segundo a pianista Arlete Tironi Gordilho, que forma o grupo ao lado de Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé e corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo) e Felipe Veiga (percussão).

Formado em 1997, por Arlete e Liliana e com o objetivo de mostrar repertório de música erudita, do barroco ao contemporâneo, aos poucos o Aum foi congregando outros músicos e incluindo obras de compositores vivos, que além de fornecer partituras, orientavam na interpretação. A partir daí trabalharam com Celso Mojola, Lina Pires de Campos, Maria Aparecida Côrtes, Osvaldo Lacerda, Paulo Maron, e Edmundo Villani-Côrtes, e por esse contato, criaram o projeto Música Brasileira de Compositores Vivos.

Do Departamento de Comunicação Social do Memorial da América Latina

(R.A.)