Grupo Anima de Teatro leva a peça “Alvorada para a Vida” a Jaú

A montagem teatral é um projeto da Polícia Militar de São Paulo e do Grupo Anima de Teatro, com patrocínio do Banco Nossa Caixa

seg, 31/03/2008 - 21h01 | Do Portal do Governo

O Grupo Anima de Teatro chega à cidade de Jaú, a 296 quilômetros da capital paulista, no sábado, 5, para encenação da montagem teatral “Alvorada para a Vida”. Dirigida por Eduardo Ribas, a peça terá apresentação única no Teatro Municipal de Jaú Elza Munerato, às 19h30. A montagem é uma iniciativa do Grupo Anima de Teatro em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e conta com o patrocínio do Banco Nossa Caixa.

A peça é parte do projeto de mesmo nome, em vigor há mais de dez anos, voltado para os policiais militares com o objetivo de integrar a comunidade profissional e seus familiares. A montagem retrata a trajetória destes profissionais desde o ingresso no Centro de Formação de Soldados até a passagem para a reserva. O enredo traz à tona problemas do cotidiano, como a convivência familiar e a perda de um colega de trabalho. “Embora o texto seja focado em uma profissão específica, o público geral aprecia bastante, pois tratamos de questões universais”, afirma o diretor.

Todo final de semana, a trupe leva o espetáculo para uma cidade diferente. Desde a primeira apresentação, em março de 2006, o espetáculo foi visto por mais de 42 mil espectadores em cerca de 60 cidades do interior paulista, além de Florianópolis, Curitiba e Maringá. A entrada das apresentações é um quilo de alimento não perecível. A arrecadação obtida em cada cidade é doada a instituições de caridade locais.

Fundado na década de 80, o Grupo Anima de Teatro é parceiro da polícia militar desde 1999 e já recebeu premiações como a outorga da medalha Brigadeiro Tobias — condecoração máxima da Polícia Militar do estado de São Paulo — e da Comenda Sesquicentenário da Polícia Militar do estado do Paraná.

Sinopse

Em busca de seus ideais, o soldado Gabriel sonhava em seguir os passos do pai, o sargento Arruda, e se tornar um policial, mesmo que, para isso, tivesse de enfrentar obstáculos e preconceitos de amigos e familiares. Ao ingressar na corporação, ele observa o desejo de sua colega Soraia de trabalhar como soldado após uma experiência temporária no posto. O jovem rapaz também se confronta com a busca incessante pela estabilidade financeira do aluno Gonçalves.

Gabriel não é o único que lida com dificuldades. Com a morte da esposa, o tenente Elias, instrutor do Centro de Formação da Polícia Militar, precisa conciliar o trabalho com a educação da filha Bruna, que cobra constantemente a presença do ocupado pai. Por outro lado, o sargento Arruda, prestes a se aposentar, terá mais tempo com a família quando conseguir superar a mudança e adaptar-se à nova vida. Independentemente do momento que cada um deles vive na carreira, todos enfrentaram a perda de um colega de trabalho.

Ficha Técnica

Elenco: Aline Vieira (Bruna), Carla Ribeiro (soldado Lima), Clau Cicotosti (Laura), Edu Ribas (tenente Elias), Tatiana Araújo (Socorro / Isabel), Juliana Fávero (aluna soldado Soraia), Natália Gama (Nicole), Edson Torini (sargento Arruda), Maria Chiesa (Carmela / Nair), Rodrigo Savini (aluno soldado Gabriel). Iniciativa: Polícia Militar do Estado de São Paulo (DP – Diretoria de Pessoal e CASJ – Centro de Assistência Social e Jurídica) e GAT – Grupo Anima de Teatro. Texto e Direção: Edu Ribas. Elenco: Grupo Anima. Sonoplastia: Sérgio Yamamoto. Apoio Técnico: Sargento Alves. Iluminação: Edu Ribas. Op. De Luz: Alexia Linhares. Figurino: Polícia Militar de São Paulo e Grupo Anima. Duração do Espetáculo: 80 minutos

SERVIÇO

“Alvorada Para a Vida”

Jaú

05 de abril, às19h30.

Teatro Municipal de Jaú (Elza Munerato)

Av.: João Ferraz Neto, s/n, Centro.

Entrada: um quilo de alimento não perecível

Tel.: (16) 3622-2342

 

Do Banco Nossa Caixa

(I.P.)