Grito de Carnaval abre 1ª edição do ano do “Fala Aí Comunidade”

Evento acontece nesta quinta-feira, 31, na Estação Brás da CPTM

qui, 31/01/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta feira, 31, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entra no ritmo de carnaval com a primeira edição do ano do projeto “Fala aí Comunidade”. A festa acontecerá no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, a partir das 18 horas. Realizado mensalmente, o “Fala aí Comunidade” visa a estreitar o relacionamento com a comunidade ao mesmo tempo em que oferece o espaço público para manifestações culturais.

Misto de folguedo e espetáculo teatral, com temas ligados à arte e ao folclore, o evento intitulado “Terra Adorada”, reúne cerca de 80 artistas de Carapicuíba, integrantes dos projetos Quintal Camaleão e Comunidade da Escola.

Um cortejo carnavalesco infantil abre o IV Grito de Carnaval, na CPTM, com brincadeiras, música e dança inspiradas na tradição folclórica brasileira. Apresentações de dança ijexá, capoeira, performances com berimbau, pandeiro, samba de roda e frevo completam a programação.

O público também será brindado com músicas conhecidas, como Isso aqui ôôô, Morena Boa que me Faz Sonhar, Bota a Sandália de Prata e Vem pro Frevo Frevá, Se Essa Rua Fosse Minha e Toque Zé Pereira. Na seqüência, entram o maracatu e a ciranda, encerrando a festa.

Neste espetáculo, meninos e meninas cantam, tocam, interpretam e brincam com os elementos da cultura popular, dando voz à exclusão, ao abandono e às desigualdades sociais em que vivem, num grito coletivo pela cidadania.

Fala aí, Comunidade

O projeto “Fala aí, Comunidade”, da CPTM, teve início em fevereiro de 2007. O objetivo da iniciativa é aproximar as comunidades, oferecendo o espaço público para que os usuários o utilizem, de forma cidadã. Ao mesmo tempo em que divulga e valoriza a produção cultural dos 22 municípios atendidos pela companhia.

O projeto Cultural Quintal Camaleão trabalha com crianças e adolescentes, promovendo atividades que valorizam o indivíduo e a formação de valores positivos por meio da arte, cultura e brincadeiras. Já o “Comunidade na Escola” organiza ações esportivas, culturais e de lazer, em escolas públicas, aos finais de semana.

 

Da CPTM

(I.P.)