Grife de presidiárias inaugura mais uma oficina

Com o Daspre, as presas recebem capacitação profissional e salário

sáb, 11/04/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A linha de produtos artesanais confeccionada por presidiárias do Butantã e de Santana, Daspre, ganha uma terceira oficina de produção na Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru. Com esta nova unidade, serão 31 detentas trabalhando na produção de bolsas, almofadas, chinelos, caixas decoradas, brinquedos e produtos confeccionados em patchwork (técnica com retalhos de tecido) e fuxico. Além da produção, as sentenciadas aprendem a calcular os custos de matéria-prima e da mão de obra e a definir o valor final de venda das peças.

O catálogo de produtos engloba hoje 30 itens e as vendas vêm crescendo desde a criação da marca, em julho do ano passado. O custo inicial do projeto, criado pela Fundação de Amparo ao Preso (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, foi de R$ 120 mil. Hoje são destinados R$ 20 mil para despesas com matéria-prima, instrutores e salário das presas artesãs.

Uma artesã profissional também foi contratada para garantir a qualidade dos produtos e ministrar cursos para capacitar as funcionárias da Funap que atuam como mestres de ofício.

“A Daspre chama a atenção porque nossos produtos são de qualidade, têm acabamento primoroso e bom gosto”, ressalta Lúcia Casali, diretora-executiva da Funap que diz que a grife tem possibilidade de se estender a todo o sistema prisional paulista.

A diretora-executiva da Funap também planeja criar uma cooperativa das Daspre e facilitar a associação de suas participantes à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) para que as presas artesãs possam trabalhar após obterem a liberdade.

A seleção das participantes da Daspre é feita pela Funap e leva em conta as habilidades para o artesanato e costura e o bom comportamento. No Carandiru, 500 das 806 detentas participam das oficinas para tentar uma vaga no projeto que oferece às detentas um salário, a diminuição de pena e a chance de um trabalho após a saída da prisão.

Os produtos Daspre estão à venda na loja Do Lado de Lá, na sede da Funap, na Rua Doutor Vila Nova, 268, Vila Buarque, na capital. A loja abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.