Grêmios Estudantis fortalecem os valores da democracia nas escolas

Processo de eleição de representantes dos grupos nas unidades segue o calendário já definido para o ano letivo de 2019

seg, 25/02/2019 - 16h44 | Do Portal do Governo

Os estudantes da rede estadual de ensino podem vivenciar e compreender, por meios práticos, os valores da democracia, por meio dos Grêmios Estudantis. A iniciativa permite que jovens e crianças aprendam a importância do exercício da representatividade no ambiente escolar.

Vale destacar que, em todo Estado, são mais de cinco mil escolas com equipes gremistas, o que representa 96% das unidades. O grupo, formado exclusivamente por estudantes, representa os interesses dos jovens, na promoção do diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores.

A Secretaria da Educação do Estado também definiu o calendário para o Processo Eleitoral de 2019, que prevê a organização de chapas e campanha para a divulgação de projetos dos alunos. O calendário completo está disponível na internet.

Eleição

A próxima etapa acontece a partir desta segunda-feira (25), quando os grupos já podem iniciar a campanha eleitoral. As unidades de ensino e os estudantes também contam com um Documento Orientador para o processo de eleição de representantes dos Grêmios Estudantis nas escolas estaduais neste ano.

“Democracia não existe na teoria. Os grêmios permitem que eles passem por esse processo e que compreendam para que e o porquê de existir um grupo que representa toda a escola”, avalia Sonia Brancalion, integrante da equipe responsável pelo Grêmio Estudantil da Secretaria da Educação.

“Para mim, o grêmio é muito importante, pois ajuda a escola a ser um lugar melhor. Ele permite que os alunos participem da responsabilidade de cuidar do ambiente escolar”, salienta a aluna Alejandra Almendras, da Escola Estadual Professor Dândolo Frediani, na capital.

Pensando em engajar cada vez mais os jovens, a pasta disponibiliza uma lista de perguntas e respostas para orientar o trabalho dos grupos nas escolas, como o seu objetivo, legislações, papel dos alunos, entre outras informações. O material completo pode ser acessado aqui.