Greening: Citricultor tem até terça-feita para entregar relatório de vistoria

Doença afeta, hoje, pomares de 182 municípios do Estado

sáb, 12/07/2008 - 17h11 | Do Portal do Governo

Termina na próxima terça-feira, 15, o prazo para o citricultor paulista entregar o relatório de vistoria que fez no pomar entre 1º de janeiro e 30 de junho, conforme determina a Instrução Normativa 32, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2 de outubro de 2006. Segundo o documento, cabe ao produtor fazer as inspeções e eliminar as plantas com sintomas de Greening. A doença afeta, hoje, 182 municípios do Estado.

A inspeção tem de ser realizada pelo menos uma vez por semestre e, a entrega, ocorrer no prazo de 15 dias no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região onde fica a propriedade. A vistoria do segundo semestre é de 1º de julho a 31 de dezembro, com entrega dos relatórios até 15 de janeiro de 2009. A multa por deixar de realizar a inspeção e entregar o relatório varia, atualmente, de 100 a 500 Unidades Fiscais (Ufesps, a R$ 14,88 cada uma).

“Mesmo as propriedades que realizam as inspeções e as erradicações e entregam o relatório são auditadas pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA), que realiza inspeções por amostragem”, afirma a responsável pelo Projeto Greening da CDA, Geysa Ruiz.

Ações 

Dentre as ações da Secretaria para combater o greening, destaque para a admissão de 356 novos profissionais para a CDA, que vão reforçar os trabalhos de prevenção à doença. Também está em estudo pelo grupo técnico da área de citros, em conjunto com seguradoras e o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a criação de um seguro para cancro e greening que atenda todos os produtores.

O Governo do Estado prepara, ainda, uma campanha de mídia para conscientizar o produtor sobre o seu papel no combate à doença. Também estão previstos seminários em dez regionais da Secretaria, principalmente para esclarecimento sobre a legislação que rege o assunto e a identificação e controle da doença, e cursos dirigidos aos produtores para treinamento de inspeção do pomar, envolvendo sempre órgãos públicos e privados.

Reunião com mapa

Em 17 de junho, o secretário-adjunto de Agricultura, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, participou de audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Dentre os encaminhamentos, estão uma ação conjunta entre Mapa, Fundecitrus, a Secretaria, órgãos de defesa agropecuária do Paraná e de Minas Gerais para combater, de forma integrada, a propagação do greening.

Será elaborado um plano de pesquisa em rede, coordenado pelo Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros “Sylvio Moreira”, vinculado ao Instituto Agronômico da Secretaria. O propósito é integrar a comunidade científica que atualmente pesquisa de forma isolada as maneiras de controlar o vetor do greening.

A citricultura paulista ocupa mais de 650 mil hectares no Estado, conta com mais de 15 mil citricultores e gera 400 mil empregos. Em 2007, foi responsável por US$ 2,35 bilhões em exportações de suco de laranja. È o terceiro item no valor da produção agropecuária, perde apenas para a cana e a carne bovina.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com informações da CDA

C.C.