Gravidez na adolescência cai 27,1% em SP

Em casos de segunda gravidez, número caiu 47.8% em 10 anos

ter, 26/05/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Num período de quatro anos, o Estado de São Paulo conseguiu reduzir em 27,1% o número de adolescentes que ficaram grávidas pela segunda vez. É o que aponta balanço da Secretaria da Saúde com base em dados da Fundação Seade.

Em 2007, houve no Estado 13.674 jovens com menos de 20 anos grávidas, contra 18.759 em 2003. Nos casos de segunda gravidez entre jovens, em 2004, foram registrados 17.809 adolescentes. No ano seguinte, 17.275, e em 2006, 17.309. Na comparação com 1998, quando houve 26.237 menores de 20 anos grávidas pela segunda vez, a queda sobre o número de 2007 foi de 47,8%. 

“É um resultado excepcional, que revela o acerto da política estadual de saúde pública para evitar a gravidez precoce, trabalhando, além da informação, os sentimentos, emoções e medos das adolescentes”, afirma a ginecologista e coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte Takiuti.

A Secretaria mantém um modelo de atendimento integral à adolescente, que contempla o aspecto físico, psicológico e social, e que reduz, ano a ano, o número de jovens grávidas. Além de informação e orientação, o trabalho busca identificar as emoções, medos e dúvidas dos adolescentes sobre afetividade, relacionamentos e sexo seguro. Para isso, a Secretaria investe em capacitação, organizando palestras e cursos a profissionais médicos que cuidam de adolescentes por todo o Estado.

Anticoncepcionais

Para auxiliar na prevenção à gravidez indesejada, a Secretaria decidiu ampliar o acesso das mulheres, inclusive adolescentes, a métodos anticoncepcionais. Desde julho de 2007, estão disponíveis contraceptivos comuns em 20 unidades da Farmácia Dose Certos, na capital, em estações de metrô, trem e centros de saúde. Em agosto, esses locais passaram a distribuir também pílulas do dia seguinte, camisinhas e panfletos informativos sobre contracepção de emergência.

As Unidades Básicas de Saúde do interior, litoral e outras regiões da Grande São Paulo também recebem anticoncepcionais, pílulas do dia seguinte e DIUs (Dispositivo Intra Uterino).

Balada da Saúde

No segundo semestre de 2007, a Secretaria lançou o projeto Balada da Saúde, na Casa do Adolescente de Pinheiros, na capital. O objetivo é prestar atendimento médico, orientar os adolescentes sobre sexo seguro e uso correto de métodos anticoncepcionais, e oferecer espaço para música e diversão.

A balada acontece todas as segundas-feiras, para adolescentes de 12 a 20 anos, das 17h30 às 19h. Equipes do Programa de Adolescente da Secretaria da Saúde fazem o Plantão das Emoções. Ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Há ainda a distribuição ibui preservativos e folhetos explicativos.

A balada começa às 19h. A idéia é que a cada semana haja um tema: rap, MPB, dance music, enfim, todos os estilos musicais. Músicos e DJs são convidados para a festa. Os adolescentes podem inscrever bandas para tocar durante o evento.

Da Secretaria da Saúde