Gratuito, Projeto Jovem Saudável está com inscrições abertas

Estudo gratuito convida jovens obesos e com sobrepeso para pesquisas

seg, 13/04/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) abriu inscrições para pesquisa de obesidade. Até o dia 20 de abril, adolescentes entre 10 e 19 anos que apresentam sobrepeso ou obesidade podem se inscrever gratuitamente para as 100 vagas disponíveis.

O estudo do Projeto Jovem Saudável, do Departamento de Nutrição da FSP-USP, inclui coleta de sangue para analisar o perfil inflamatório e informações sobre o consumo alimentar e avaliação antropométrica (peso, altura e composição corporal) do adolescente. O objetivo é avaliar o efeito da dieta sobre o perfil lipídico, oxidativo e inflamatório de adolescentes.

O perfil lipídico inclui a realização de exames de colesterol (bom e ruim). Já o oxidativo é um exame específico, não disponível nos laboratórios da rede pública e privada do Brasil. Informa se o colesterol ruim (LDL) foi modificado pelos radicais livres, que causam risco à saúde e aumentam as chances de doença cardiovascular. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Nágila Damasceno, o obeso apresenta quadro inflamatório sem sintomas e risco cardiovascular maior que o de adolescente com peso normal.

A iniciativa existe desde 2007 e chegou a algumas constatações positivas, que serão incorporadas nessa fase do projeto. No segundo semestre de 2010, os pacientes serão convidados a participar de orientação nutricional em grupo. O projeto tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço

Departamento de Nutrição da FSP-USP
Avenida Doutor Arnaldo, 715 – 2o andar
Agendamento de avaliação: (11) 3061-7865 e 3061-7771, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h
jovemsaudavel@gmail.com

Da Secretaria da Saúde