Grande Show comemora Dia da Consciência Negra na Capital

Evento começou às 9h desta terça-feira, 20, na Praça da Sé, e termina com apresentação de Martinho da Vila

ter, 20/11/2007 - 15h34 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 20, o paulistano poderá comemorar o Dia da Consciência Negra com uma série de ventos. A festa começou logo cedo: às 9 da manhã, a Sinfonieta de Compositores Mulatos encantou a Catedral da Sé com um repertório com o que há de melhor na música erudita brasileira. Às 10h, o público pode participar da Missa Conga, um ato ecumênico afro-brasileiro integrado por grupos da cultura tradicional. Fechando a programação matinal do feriado, o grupo baiano Ilê Ayiê levou sua energia e importância histórica para a Praça da Sé. 

Na parte da tarde, o rap e o samba tomam conta da programação. O palco montado na Praça da Sé recebe MV Bill; Rappin Hood, a banda francesa Saian Supa Crew e Sandra de Sá. Às 19h, Martinho da Vila canta os seus sucessos na companhia de Fabiana Cozza. 

Para quem gosta de música clássica, uma ótima opção é assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) sob a regência do maestro inglês Frank Shipway, com participação do coro da Osesp, do tenor norte-americano Anthony Dean, da mezzo-soprano Jane Irwin e do baixo-soprano Steven Gallop. Eles interpretam a obra “O Sonho de Gerontius”, Op. 38, do britânico Edward Elgar, baseada no poema homônimo de Cardeal Newman, a história de um homem à beira da morte, enfatizando diversos aspectos do catolicismo. 

Na Pinacoteca do Estado estão expostas obras do alemão Kurt Schwitters, um dos artistas de vanguarda mais influentes do século XX, criador da Merz Art. A mostra conta com desenhos, pinturas, colagens e esculturas, além de uma réplica do Merzbau, ou Edifício Merz, do artista. Além disso, 20 personagens históricos da comunidade negra são homenageados com suas fotografias espalhadas em bunners gigantes em 20 prédios públicos e privados da Capital.

Confira a programação:

Grande Show  de comemoração do Dia da Consciência Negra

Data:  20 de novembro

Local: Praça da Sé 

Apresentadores: Patrícia Liberato, Poetas da Cooperifa e Zezé Motta.

DJs convidados: Eduardo Eduardo Brechó e K. L. Jay

9h – Sinfonieta de Compositores Mulatos, na Catedral da Sé

11h – Ato Ecumênico, Missa Conga celebrada pelo Bispo Dom José Benedito Simão (ritualístico afro-brasileiro, integrado por grupos de cultura tradicional), na Catedral da Sé.

12h – Band’ Aiyê, do Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê.

14h – Sandra de Sá

16h – MVBill e Banda

17h30 – Rappin’ Hood e Banda, com participação especial do grupo Saian Supa Crew.

19h – Encerramento com Martinho da Vila e Banda, participação especial de Fabiana Cozza.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(C.C.)