Grande São Paulo economiza mais de 16 bilhões de litros d’água em setembro

Volume economizado é o suficiente para abastecer 2 milhões de pessoas

ter, 13/10/2015 - 19h41 | Do Portal do Governo

A colaboração da população da Grande São Paulo na diminuição do consumo de água tem sido crescente. Em setembro, 81% dos clientes da Sabesp nesta região economizaram 16,3 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer 2 milhões de pessoas.

No total, a economia de água feita pelos moradores fez com que a companhia deixasse de retirar 6.300 litros por segundo das represas que abastecem a capital e a Região Metropolitana de São Paulo.

Já a parcela de clientes que aumentou o consumo, mesmo diante da crise, caiu de 20% para 19% (barra vermelha). Porém, manteve-se em 12% a fatia que pagou sobretaxa. Os outros 7 pontos percentuais não recebem o ônus porque consomem o volume mínimo de 10 mil litros mensais.

Bônus
Dos 81% que reduziram o gasto de água em setembro, 70% efetivamente ganharam o bônus (barras azul-escuro, azul-claro e verde no gráfico), enquanto os demais 11% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp (barra amarela no gráfico).

Tem direito ao benefício o cliente que baixar o gasto na comparação com a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, antes da crise – é a mesma base utilizada para determinar a cobrança do ônus.

Do Portal do Governo do Estado