Grande Desafio da Unicamp recebe inscrições

Inscrições para participar do Grande Desafio 2007, evento que acontece no dia 17 de junho, vão até quinta-feira

qua, 06/06/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

As inscrições para participar do Grande Desafio 2007, evento que acontece na Unicamp no dia 17 de junho, vão até quinta-feira, dia 7. Até lá jovens estudantes de todo país podem formar equipes de duas a seis pessoas, que deverão projetar, construir e operar um protótipo de equipamento capaz de apagar o foco de incêndio em uma floresta, causado pela queda de um balão de festa junina. Atualmente o Grande Desafio possui 55 equipes confirmadas e outras 40 que deverão confirmar sua participação até o dia 7, através do pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 60,00.

No dia 9, sábado, acontecerá no campus de Barão Geraldo, em Campinas, o último encontro destas equipes, antes do Grande Dia, com a equipe organizadora da atividade. Na ocasião as equipes presentes poderão tirar suas dúvidas, receber as últimas orientações e fazer o teste de seus equipamentos na arena oficial do Grande Desafio. Os orientadores das equipes também podem participar do encontro para acompanhar a equipe orientada e receber novos detalhes sobre a atividade, preparando-se para o Grande Dia.

O Grande Dia acontecerá no domingo, dia 17, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, das 9 às 17 horas. Durante todo o dia as equipes deverão apresentar seus projetos e equipamentos. Ao final do dia os projetos melhor avaliados serão premiados de acordo com a categoria inscrita, e o melhor de todos receberá das mãos do astrofísico venezuelano, Orlando Naranjo, o prêmio principal que é o direito de nomear um asteróide descoberto por ele em 1994.

O Grande Desafio 2007 é uma atividade da Oficina Desafio, desenvolvida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com o apoio do Instituto Sangari, e financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Alpha Previdência, entre outros.

Do Portal da Unicamp

(R.A.)