Grafite homenageia o centenário do Timão na estação Corinthians-Itaquera

Iniciativa faz parte do projeto Galeria de Arte a Céu Aberto da CPTM

seg, 13/09/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

Além de ter o nome do clube e ser um dos principais meios de transporte para se chegar ao local do futuro estádio corintiano, a Estação Corinthians-Itaquera, da CPTM, também homenageeia o centenário do Timão. Os traços arrojados dos artistas de grafite Markone, Falge e Siprus transformarão a torre do elevador da estação em uma obra de arte a céu aberto, em celebração aos 100 anos do time. O trabalho começou no domingo, 12, e se estende nesta segunda-feira, 13.

A iniciativa faz parte do projeto Galeria de Arte a Céu Aberto da CPTM, criado em maio de 2009. O objetivo é promover a inclusão social de jovens da região central da cidade de São Paulo e usuários da CPTM, por meio de atividades educativas e culturais, com oficinas nas áreas de artes plásticas, música e teatro.

Outra importante Estação da CPTM, Brás, ganhou, no fim de semana retrasado, 4 e 5, painéis de grafite pintados por renomados artistas brasileiros e do exterior. Os murais estão entre as exposições espalhadas pela cidade e que integram 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que acontece no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, até o dia 10 de outubro. Para mais informações, acesse www.mube.art.br.

Participaram da intervenção na Estação Brás os artistas Totem2 (Estados Unidos), Point (República Checa), Faith47 (África do Sul), Dmote (Austrália) e Belin (Espanha), além dos “brasucas” Markone (que está fazendo o mural do centenário do Corinthians), Zezão, Does e Binho, curador da Bienal.

Contra o vandalismo

Outra intenção do Projeto Galeria de Arte a Céu Aberto da CPTM é promover exposições de arte pública, com painéis de intervenções urbanas instalados nos muros das estações, a fim de recuperar e preservar o patrimônio público, constantemente sujeito à deterioração por atos de vandalismo. A iniciativa conta com a parceria da Colorgin, que fornece as tintas.

Da CPTM