Grafite desembarca na Estação Vila Aurora da CPTM

Dupla de artistas Irmãos Primatas realiza projeto que dará nova cara às estações da Linha-7

qui, 10/11/2016 - 15h01 | Do Portal do Governo

“Arte na 7” é o nome da iniciativa que leva grafite e transformação do cenário urbano às estações da Linha-7 Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os convidados a realizar o projeto foram os Irmãos Primatas, Jeferson e Diego de Souza, mais conhecidos como Dibão e Diboy. O trabalho no muro da Estação Vila Aurora está programado para esta quinta-feira (10).

Os usuários que passarem pelo local poderão acompanhar o desenvolvimento da pintura de um trem da CPTM, com personagens animados como passageiros. A ideia do “Arte na 7” é ocupar os muros das estações da Zona Oeste e retratar historicamente os modelos de trens em operação no sistema ferroviário.

Com desenhos abstratos e geométricos, a dupla abusa das cores. Nos grafites predominam referências ao reggae, com o verde, amarelo, vermelho, branco e preto. A marca dos irmãos é a letra “P”, de Primatas, sempre presente nos trabalhos e carregada de formas estilizadas.

As estações Pirituba, Água Branca e Piqueri já receberam as intervenções dos artistas. Para esta quinta-feira, cerca de dez latas de spray e dois galões de tinta serão utilizados no muro da Estação Vila Aurora. A próxima a ser grafitada será a Lapa e os irmãos adiantam que pretendem retratar um passageiro jovem desembarcando, com mochila e fone de ouvido, realidade de grande parte dos usuários da CPTM.

Irmãos Primatas
Conhecidos artisticamente como Dibão e Diboy, os irmãos começaram no mundo do spray e da tinta como pichadores. Em 1997, passaram a grafitar muros da capital: “Pensamos em fazer algo diferente, chamando a atenção para a arte urbana”, conta Jeferson.

A dupla sonha fazer pelo menos um grafite em cada capital do Brasil. Já passaram por Belo Horizonte, em Minas Gerais, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Natal, no Rio Grande do Norte. Em maio de 2017, desembarcam em Salvador, na Bahia, para pintar um grafite colorido na capital do Olodum e do acarajé.

Grafite na CPTM 
A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes visando a conservação e renovação de seus espaços, além de promover a valorização da arte urbana. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da companhia vêm se transformando em grandes galerias de arte, graças a parcerias com comunidades, artistas e o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

Do Portal do Governo do Estado