Graduandos da Unesp conduzem atividade com jovens em Cananeia

Município do litoral paulista recebeu ação que contou com a participação de estudantes do curso de Engenharia de Pesca

qui, 20/09/2018 - 13h44 | Do Portal do Governo

Mais de 100 alunos da Escola Estadual Geni Cunha, no bairro Porto Cubatão, em Cananeia, no litoral do Estado, participaram de uma atividade prática sobre o papel dos manguezais para a pesca. A ação foi promovida pelos estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Campus Experimental de Registro.

Os jovens cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A atividade “Exposição e Roda de Conversa sobre a Importância dos Manguezais para a Pesca” foi preparada pelos graduandos do curso de Engenharia, matriculados na disciplina optativa “Ecossistema Manguezal e seus Recursos Naturais”, lecionado pela professora Marília Cunha Lignon.

Vale destacar que a iniciativa prática integrou a Semana de Conservação dos Manguezais, organizada pela prefeitura de Cananeia. “A dinâmica foi muito rica, pois houve troca de experiências entre os alunos do curso e os da escola estadual. Os nossos estudantes se envolveram tanto com a preparação e troca de ideias com os participantes que ficou claro que não estavam preocupados com nota na disciplina”, afirma a docente Marília Cunha Lignon.

“O mais importante foi o processo de aprendizagem, a consolidação de conceitos e a troca de experiências e de vida. Espero que o dia fique registrado nas mentes e corações de cada um. Como professora, fico feliz em ter promovido esse tipo de interação. Também foi uma forma de divulgar o curso de Engenharia de Pesca da Universidade para alunos da rede pública de forma divertida e prática”, acrescenta.

“Durante a realização das rodas de conversa com os alunos, percebi que eles têm muito mais conhecimento a me passar, em função do convívio diário com este paraíso chamado Cananeia, pois venho de cidade grande”, revela a aluna da Unesp Fernanda Avellar. “Eu não tinha noção nenhuma da pesca tradicional, esportiva e da interação do manguezal com ecossistema inteiro. O envolvimento dos alunos com a construção da árvore de sentidos do manguezal ultrapassou minhas expectativas porque cada um pode deixar a própria marca com uma palavra do representava para si o mangue”, completa a estudante.

Benefícios

A aluna Esthephany Konesuk Santos Miranda, da Unesp de Registro, também destacou os benefícios da ação. “A roda de conversa com os alunos do ensino médio na semana de conservação de manguezais foi extremamente importante para a minha formação, pois, durante essa atividade, foi possível agregar muito conhecimento vindo das experiencias dos alunos e compartilhar as minhas, adquiridas na universidade, e ao mesmo tempo, gerar um ambiente cheio de aprendizado”, salienta.

“O que seria uma apresentação dos graduandos da Unesp para falar sobre a pesca tradicional e esportiva para os alunos da escola pública acabou se transformando, ao longo do dia, em uma troca de informações e de conhecimentos”, enfatiza o futuro engenheiro de pesca João Damásio.

“A cada grupo novo que chegava, eu me surpreendia com o que aprendia. Em sua maioria, eram filhos de pescadores ou com parentes na atividade pesqueira que mostraram ter conhecimento nas artes de pesca, sobre espécies marinhas e sobre o impacto que o uso incorreto da atividade causa ao meio ambiente”, avalia.

É importante frisar que a ação contou com o apoio financeiro do Projeto de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) “Conservação da Zona Costeira: conectando sociedade ao ambiente” e do Projeto “Caiu na Rede!”, do convênio Unesp Santander, ambos coordenados pela professora Marília Cunha Lignon.