Graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética é aprovada por alunos

No curso, os alunos têm disciplinas como Introdução à economia, Políticas econômicas e seus instrumentos e Funcionamento do mercado

ter, 21/08/2018 - 18h02 | Do Portal do Governo

Os alunos da primeira turma de Gestão de Energia e Eficiência Energética aprovaram o primeiro semestre da então inédita graduação no país, oferecida pela Fatec Campinas desde janeiro deste ano.

O curso, que une conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários, já é um dos mais buscados da unidade.

Jefferson de Paula é um dos estudantes que destacam a qualidade do curso. Segundo ele, trata-se de um aprendizado muito amplo por abordar matérias de ciências humanas e de áreas técnicas diversas.

“Aprendemos áreas técnicas como mecânica, elétrica, instrumentação e construção civil. Os profissionais, para atuarem nesta área, necessitam destas noções para desenvolver projetos de eficiência nas mais variadas atividades humanas e econômicas”, diz.

“O curso é importante e necessário para analisarmos o aumento de demanda energética que o mundo vem absorvendo, pois nada é produzido sem consumo de energia. A demanda crescerá mais que a oferta. E, se não conseguirmos otimizar, racionalizar e desenvolver novas fontes de produção de energia, ela será escassa e os preços inviabilizarão o desenvolvimento necessário das atividades humanas”, completa.

Tycillia Akante também opina sobre a graduação, dizendo que a mesma trata de assuntos muito estimulantes para quem gosta de estudar tecnologia: “O mundo está mudando e os avanços tecnológicos demandarão mão de obra de gestão destas tecnologias. Me sinto privilegiada por estar numa Instituição séria de tecnologia, como a Fatec, na primeira turma, com professores extremamente capacitados para falar sobre o assunto e esclarecer dúvidas que possam aparecer. É um tema recente para nós, mas muito estimulante”.

Características do curso

A grade de disciplinas do curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética contempla: Introdução à economia; Teoria microeconômica; Funcionamento do mercado; Elasticidade; Produção e custos, Estruturas de mercado; Teoria macroeconômica; Políticas econômicas e seus instrumentos; Teoria monetária; Inflação; Setor externo; Crescimento e desenvolvimento econômico.