Gradis mudam paisagem urbana percorrida pelas linhas da CPTM

Serão instalados 38 quilômetros de gradis nos próximos meses

sáb, 19/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A paisagem cinza do concreto dos muros está dando lugar ao colorido dos trens e ao verde dos canteiros que margeiam as vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As estações e suas proximidades estão ganhando gradis ao invés de muros. A mudança que aproximará a ferrovia das pessoas, reduzindo o impacto urbanístico, além de tornar mais seguros os acessos e as áreas em torno delas. 

As obras de implantação de gradis começaram pelas estações Lapa da Linha 7-Rubi e Lapa da Linha 8-Diamante, na capital, e na extremidade da Linha 11-Coral (Luz-Estudantes), nas estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Brás Cubas. As alterações ocorrerão em diversos pontos da Região Metropolitana de São Paulo nos próximos meses, somando um total de 38 quilômetros de gradis instalados. 

No lugar do muro entram gradis de 2,10 m de altura assentadas em muretas de 50 centímetros, somando 2,60 m. O gradil é adotada junto às estações para diminuir a segregação que a linha do trem provoca no seu entorno. Além disso, oferece maior visibilidade entre as estações e as ruas do entorno e facilita o trabalho dos agentes de segurança da CPTM. 

Além dos gradis, também faz parte do programa, a construção de muros de vedação e alambrados em áreas desprovidas de isolamento. Ao todo, são 180 quilômetros lineares, entre muros, alambrados e grades – desse total, 100 quilômetros são Linha 7-Rubi. 

Da CPTM