GP do Brasil terá segurança dentro e fora do autódromo

Três mil profissionais, entre policiais civis e militares, patrulharão a área interna e externa do autódromo de Interlagos

qui, 04/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Pelo menos 80 mil pessoas estarão no Autódromo de Interlagos neste domingo, 7, para acompanhar a prova que poderá definir o campeão mundial de Fórmula 1 de 2010. De sexta-feira, 5, ao dia da corrida, estima-se que mais de 150 mil pagantes circulem pelo autódromo e suas cercanias para acompanhar a etapa brasileira da categoria mais importante do automobilismo mundial.

Para garantir a segurança do público, como acontece em todos os grandes eventos sediados em São Paulo, as polícias Civil e Militar trabalharão, mais uma vez, de forma integrada.

Três mil policiais militares patrulharão a área interna e externa do autódromo. Duas bases fixas da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) serão montadas no setor G e no portão 7 para o registro de ocorrências. Duzentos homens do Corpo de Bombeiros serão responsáveis por prevenir e combater possíveis incêndios, além de socorrer, se preciso, pilotos acidentados.

Policiamento poliglota

Policiais civis e militares – fluentes em inglês, francês, alemão, italiano e japonês – poderão orientar fãs do mundo todo. “Além de prevenir e coibir crimes, a função do policial também é instruir o turista de maneira eficiente”, diz o delegado Roberto Krasovic, titular da Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários (DPPAPTD).

Todos os policiais civis usarão camisas com identificação. Os 43 intérpretes da Polícia Militar trarão no peito a bandeira do país que representa o idioma que falam. Dentro e fora dos portões, de sexta a domingo, serão distribuídos folhetos explicativos, em inglês e português, com dicas de segurança e orientações para localizar os policiais militares intérpretes.

Turistas em segurança 

O trabalho da Polícia Militar vai além dos portões do autódromo. “Pensando na possibilidade de que alguns turistas desconheçam o número 190, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) pode ser acionado através do número 112, usado para emergências na Comunidade Europeia, e pelo número 911, utilizado pela polícia na América do Norte”, ressalta o capitão Emerson Massera, porta-voz da PM. As ligações de turistas que não falam português são atendidas por intérpretes.

A preocupação é compartilhada pela Polícia Civil. “A Deatur se esforça não só com a tranquilidade no evento, mas em garantir a segurança do turista na hospedagem e durante passeios pela cidade, como compras e visita a restaurantes”, lembra Krasovic, preocupado em manter um estreito relacionamento com o setor hoteleiro.

De acordo com o delegado, policiais da Deatur visitam periodicamente hotéis da cidade, onde orientam turistas. “Essas rondas também ajudam a prevenir a ação de estelionatários”, exemplifica.

Um esquema especial de policiamento ostensivo será montado pela PM nas proximidades de hotéis, restaurantes e casas de entretenimento nas regiões central e adjacências do autódromo. A atenção também estará focada aos aeroportos, que terão reforço em suas unidades policiais.

Polícia no pódio

No evento que prestigia a velocidade em quatro rodas, 80 cavalos, 342 motocicletas adesivadas e quatro aeronaves auxiliarão o policiamento realizado pelas 270 viaturas da Polícia Militar.

“Com quatro motos, a Polícia Civil também fará patrulhamento em duas rodas, uma forma de alguns dos 30 policiais civis estarem presentes e poderem instruir pessoas espalhadas em todos os lugares do autódromo”, explicou o delegado Krasovic.

Em 2008, a Polícia Militar foi premiada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ter a melhor estrutura de segurança entre todos os circuitos da Fórmula 1. “Tenho certeza que, assim como nos anos anteriores, o evento será bem sucedido e a qualidade do policiamento melhorará ainda mais”, disse o capitão Massera.

Conheça as dicas de segurança da Polícia Militar:

– Procure se deslocar para o autódromo com antecedência
– Planeje seu trajeto e meio de locomoção. Se possível, dê preferência ao transporte público
– Evite usar bolsas, mochilas, joias e objetos de valor. Procure levar apenas um documento de identificação, cartão de crédito ou débito e dinheiro necessário
– Não se esqueça de levar protetor solar, capa de chuva e protetor auricular
– Evite comprar objetos de vendedores ambulantes
– Qualquer dúvida ou problema ligue para o telefone de emergência 190 ou procure por um policial militar
– O posto de Comando da Polícia Militar durante o evento será na Praça Enzo Ferrari, em frente o Portão A, para apoio ao público em geral

Da Secretaria da Segurança Pública