Governos de SP e do Japão mantém parceria produtiva

Um bom exemplo é a programa de recuperação ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista

qua, 13/02/2008 - 16h12 | Do Portal do Governo

A proximidade entre o Estado de São Paulo e o Japão não se limita apenas à imigração. Os Governos paulista e japonês também são parceiros em ações para melhorar a vida da população, como o programa de recuperação ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, o rebaixamento da calha do Rio Tietê e o intercâmbio de cooperação para o programa de policiamento comunitário, entre outros.

O Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista prevê investimentos de R$ 1,23 bilhão em empreendimentos de coleta e tratamento de esgotos e no aprimoramento dos sistemas de abastecimento de água. Os recursos serão financiados pelo Japan Bank for International Cooperation (JBIC), com contrapartida da Sabesp e do BNDES. A ação beneficiará nove municípios: Cubatão, Santos, Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém e São Vicente. A região conta com 1,6 milhão de habitantes e população flutuante (turistas e visitantes) de 1,35 milhão de pessoas.

Já o aprofundamento da calha do Rio Tietê, com rebaixamento médio de 2,5 metros e alargamento da base em até 45 metros, aumentou em até 60% a vazão do rio e têm contribuído para evitar enchentes nos períodos de chuvas nas marginais. A obra, que começou em 1998, contou com a parceria do JBIC – Japan Bank for International Cooperation, que financiou 75% do programa e 25% do Tesouro paulista.

Cíntia Cury

(I.P.)