Governos de São Paulo e de Alagoas cooperam no saneamento

O acordo acontece dois dias depois da assinatura de convênios entre os governadores José Serra (SP) e Teotonio Vilela Filho (AL)

qui, 19/07/2007 - 20h01 | Do Portal do Governo

Os governos de São Paulo e de Alagoas avançaram na cooperação para compartilhar conhecimentos técnicos e experiências em áreas estratégicas. A Secretária Estadual de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, e o Secretário de Planejamento e Orçamento de Alagoas, Sérgio Moreira, que também ocupa interinamente a pasta de infra-estrutura, se reuniram hoje para acordar os primeiros entendimentos nas áreas de saneamento e energia. Participaram, ainda, os presidentes da Sabesp, Gesner Oliveira, e da CASAL (companhia de saneamento de Alagoas), Jessé Motta.

O acordo acontece dois dias depois da assinatura de convênios entre os governadores José Serra (SP) e Teotonio Vilela Filho (AL) para estabelecer as primeiras parcerias. “Alagoas tem desafios imensos. A aliança com São Paulo tem o objetivo de gerar uma relação produtiva onde ganhem os dois lados”, disse Sérgio Moreira.

Dilma destacou que o governo de São Paulo está empenhado em cooperar com outros Estados, a exemplo dos convênios já firmados com Mato Grosso do Sul. “Vamos contribuir com o Estado de Alagoas para a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população. O saneamento, tanto no que se refere ao abastecimento de água, quanto à coleta e tratamento de esgotos é vital para o desenvolvimento e para contribuir com a redução dos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estou certa que também vamos ter um aprendizado importante nesse processo”, afirmou.

No início da próxima semana a Sabesp enviará a Maceió uma missão técnica para, em conjunto com técnicos da CASAL, fazer um levantamento de oportunidades e de prioridades para um trabalho conjunto na busca da eficiência e da modernização do setor de saneamento em Alagoas. Este diagnóstico orientará as discussões sobre parcerias futuras.

O presidente da companhia paulista lembrou três aspectos importantes para a cooperação: a autorização legal da Sabesp para atuar fora de São Paulo; o conhecimento operacional em áreas urbanas complexas (favelas, áreas de risco, assentamentos e áreas de proteção de mananciais), e a modernização e estruturação da companhia.

Tanto para Dilma, quanto para Sérgio, a cooperação é também uma associação entre dois entes federativos em busca do desenvolvimento, não só dos respectivos Estados, mas, principalmente, do país. “O governador Serra acredita e aposta na cooperação ampla entre todas as unidades da federação”, lembrou a secretária.

Energia

O secretário Sérgio Moreira, aproveitou para incluir na pauta o estudo de cooperação na produção de biodiesel. “É possível produzir biodiesel e etanol em Alagoas. Temos uma extensa área de canavial”, destacou.

Para Dilma, essa também seria uma cooperação que vem ao encontro das necessidades do Brasil. “Temos objetivos coincidentes e podemos desenvolver uma indústria forte de produção de biodiesel”, finalizou.

Da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia