Governo zera fila de exame na Capital e de transplante no interior

Para endoscopia não há mais espera no HC e, no interior, demanda por córnea chega ao fim

qua, 27/01/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Saúde é uma das prioridades do Governo paulista. Além dos 21 Ambulatórios Médicos de Especialidades construídos e entregues em todo o Estado, mais avanços foram conseguidos. Entre eles, estão o fim das filas para exames de endoscopia no Hospital das Clínicas, das filas para transplante de córneas em Marília e no Hospital Estadual de Bauru, ambos no interior.

Em dezembro do ano passado, com o término das obras de ampliação e modernização do Serviço de Endoscopia, do Departamento de Gastroenterologia do HC, aumentou em 50% a capacidade de atendimento. O serviço passou a realizar 160 exames por dia, ou 3,2 mil por mês, liderando o ranking na Rede Pública de Saúde Nacional e Internacional, o que fez com que a fila de espera para exames do tipo fosse zerada.

Agora, todos os procedimentos são feitos em um mesmo setor, o que facilita a prestação de serviços oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames permitem diagnóstico e terapêutica avançados.

Fila zero para transplante de córnea

O número de doações de órgãos em Marília em 2009 (até 28 de dezembro) cresceu 33,3%. A quantidade de doações de córneas também aumentou de 234 para 266 (13,6% a mais em relação ao ano anterior) e, como consequência, a fila para esse tipo de transplantes chegou ao fim na cidade. Esse foi o ano com o maior número de procedimentos desde o início das atividades do Banco de Olhos da Faculdade de Medicina de Marília, há dez anos.

“Zeramos a fila de espera por transplantes de córneas e batemos o recorde no que diz respeito a captações. Isso se deve ao grande trabalho desenvolvido pelos funcionários do hospital”, diz a enfermeira da Central de Captação de Doadores do HC (Hospital das Clínicas) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Débora Gutierrez.

O mesmo aconteceu com a fila de espera do transplante no Hospital Estadual de Bauru (FEB). Administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o HEB já captou 666 córneas e realizou 146 transplantes deste tecido. A expectativa é que outras filas de espera de órgão também sejam zeradas em breve.

Do Portal do Governo do Estado