Governo vai recuperar piscinões da Grande São Paulo

Os piscinões estão localizados nas cidades de Taboão da Serra e Embu

qui, 20/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia, iniciou na quarta-feira, 19, o processo de licitação para limpeza e recuperação dos piscinões Nova República, Parque Pinheiros e Portuguesinha, todos na bacia do Pirajuçara. O trabalho inclui a remoção de 42 mil metros cúbicos de sedimentos e a substituição do sistema lógico de controle de níveis dos piscinões, sensores e cabos dos sistemas de bombas.

Localizado no município de Embu, o piscinão Nova República tem capacidade para armazenar até 110 mil metros cúbicos de água. Este piscinão entrou em operação em julho de 2000 e beneficia os bairros jardins Mitsutani e Leme, em Embu, e os municípios de Taboão da Serra e São Paulo.

O piscinão Parque Pinheiros está localizado no município de Taboão da Serra e controla as vazões do córrego Joaquim Cachoeira. Ele tem capacidade para acumular 117 mil metros cúbicos. O piscinão está em operação desde julho de 2000 e contribui para a redução de inundações no córrego Pirajuçara, em particular na região próxima ao largo de Campo Limpo. 

Também localizado em Taboão da Serra, o piscinão Portuguesinha controla as vazões do córrego Poá. Com capacidade de 120 mil metros cúbicos, está em operação desde novembro de 2003. O piscinão possibilita a redução de inundações nos bairros de Vila Santa Luzia, Jardim Três Marias, Parque Santos Dumont, Paço Municipal de Taboão, entre outros. 

O processo de licitação estará concluído dentro de 90 dias e a expectativa do DAEE é contratar as obras ainda este ano.

Do DAEE