Governo vai mapear arte e cultura jovem em São Paulo

Inédito no Estado, projeto da Secretaria de Relações Institucionais recrutou bolsistas para identificar iniciativas voltadas ao público jovem

seg, 18/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Nos próximos quatro meses, um grupo de jovens, convocados pela Coordenadoria de Programas para a Juventude do Governo e o Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), realizará uma importante uma pesquisa de identificação de iniciativas de arte e cultura desenvolvidas por ou para a juventude em todo o Estado.

Para o desenvolvimento do projeto foram selecionados 16 jovens pesquisadores que ficarão divididos entre a capital, Ribeirão Preto, Sorocaba, Sertãozinho e São Vicente. Em todos os casos o espaço físico e os computadores são oferecidos pela organização ou por prefeituras parceiras.

Segundo Mariana Montoro, coordenadora de programas para a juventude, inúmeras iniciativas envolvendo a arte e a cultura são desenvolvidas por jovens em São Paulo. Mas, assim como acontece em outros estados, as iniciativas são, em sua maioria, desconhecidas e consequentemente pouco valorizadas e apoiadas.

“Este mapeamento será uma oportunidade inédita para descobrir a riqueza e a diversidade das iniciativas de arte e cultura que envolvem os jovens paulistas. Também será útil para organizar e apresentar essas informações de tal maneira que financiadores e poder público possam acessá-las buscando aprimorar suas políticas”, diz Montoro.

Mariana destaca também a importância da parceria com o CEPP neste projeto. “Esta parceria é crucial para a realização desta pesquisa, pois agrega não apenas know-how metodológico, mas a possibilidade – no futuro – de um diálogo do resultado de São Paulo com o de outros estados do Brasil”, concluiu.

Resultados

Durante os quatro meses de realização do levantamento os jovens ganharão uma bolsa auxílio de R$ 300 por mês. Eles vão se dedicar meio-período diariamente à identificação dos grupos e projetos, encaminhando questionários e fazendo a inclusão on-line das informações no banco de dados do projeto. O resultado deste mapeamento será divulgado pela Coordenadoria da Juventude no Portal da Juventude Paulista (www.juventude.sp.gov.br). Também serão produzidos folders e catálogos com o resultado do mapeamento em São Paulo.

Da Secretaria de Relações Institucionais