Governo vai lançar o Virada Universitária

Movimento coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social será lançado no dia 27 e começará na Capital

seg, 01/10/2007 - 12h33 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira, 27, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, anunciou a Virada Universitária. O evento ocorreu no Novotel Jaraguá, na abertura do 9º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESPcom o apoio do Semesp.

“É de suma importância agir em consonância, não podemos levantar muros, as ações de responsabilidade social devem ser públicas para todos os cidadãos”, enfatizou Amato.

O prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab também esteve presente e reforçou o apoio da prefeitura em relação ao Movimento. “Este Movimento tem o apoio da cidade de São Paulo e do governo, ratificamos esta idéia, queremos fortalecer as ações das Instituições de Ensino Superior,” destacou Kassab.

Sobre o movimento

A Virada Universitária é um Movimento na área de desenvolvimento social paulista coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social- Seads e gerenciado por um conjunto de parceiros de atuação relevante nas áreas social e de educação.

Tem por objetivo despertar na sociedade a importância da responsabilidade social que pode transformar vidas e proporcionar melhores oportunidades. O Movimento permitirá registrar todas as ações de solidariedade, cidadania e responsabilidade social já realizadas pelas Instituições de Ensino Superior, e mobilizá-las para desenvolver ainda mais essas atividades.

Inicialmente o projeto abrange a cidade de São Paulo, com lançamento para 27 de outubro de 2007. Um ano depois, abrangerá o Estado todo.

A Virada Universitária pretende facilitar a integração, o acesso e a visibilidade das ações tanto das Instituições de Ensino Superior (IES), como das ONGs com o apoio de um portal na internet; www.viradauniversitaria.sp.gov.br.

Assim, pretende-se despertar o jovem universitário para seu fundamental papel na sociedade, graças ao privilégio de receber ensino superior, estimulando nele o dever de atuar em sua vida universitária e profissional a favor do social, com ações que visem a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade.

A Virada Universitária está sendo desenvolvida por um grupo eclético:

Coordenação:

Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads

 

Iniciadores:

Faculdades Integradas Rio Branco (idealizadores)

Associação Brasileira das Entidades do Ensino Superior –Abmes

Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp

 

Apoio:

SP Turis (infra-estrutura)

 

Participantes Natos:

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo

Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – Comas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP:

Comitê Jovens Empreendedores-CJE-Fiesp

 

Executores:

Universia Brasil (concepção visual, navegação e elaboração técnica do site)

Instituto Faça Parte e Centro Voluntariado de São Paulo (concepção e elaboração do conteúdo do site)

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (criação do logotipo e identidade visual da Virada Universitária)

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads

(I.P.)