Governo vai instalar 36 novos postos de acesso gratuito à internet

Unidades vão atender municípios de 11 regiões administrativas com 280 computadores

qui, 12/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Moradores de 11 regiões administrativas do Estado receberão 36 novas unidades do programa de inclusão digital do governo paulista, o Acessa SP. O secretário-adjunto de Gestão Pública, Marcos Monteiro, assinou na quinta-feira, 12, convênios com prefeitos dos municípios para a instalação das salas.  

A previsão é de que os postos iniciem o atendimento até dezembro de 2009. As cidades receberão, no total, 280 computadores para uso dos cidadãos – cada unidade terá entre seis e dez máquinas. Com capacidade para juntos prestarem 92 mil acessos gratuitos à internet banda larga por mês, os novos postos vão elevar para 1,3 milhão o total de atendimentos por mês.  

Com estas parcerias firmadas, o programa completa neste ano 74 convênios para a instalação de novos postos na região metropolitana de São Paulo, litoral e interior paulista. Nesta fase, o programa terá até o final do ano 586 salas distribuídas em 532 municípios – a cobertura vai chegar a quase 90% do Estado -, com capacidade para prestar 1,4 milhão de atendimentos por mês.    

Iniciado em 2007, o Plano de Expansão do Acessa SP prevê a instalação de 110 unidades em 2009. A meta é atender, até 2010, a todos os municípios que manifestarem interesse. “Ampliar o atendimento do programa Acessa SP vai de encontro à proposta de oferecer o acesso à rede mundial de computadores, fonte inesgotável de informação, e aos recursos da informática, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do cidadão. Vivemos na era do conhecimento e, portanto, trabalhamos para que a inclusão digital seja uma realidade em todo o Estado”, afirma Marcos Monteiro.  

As cidades que assinaram convênios são Buritama, Glicério, Altair, Cajobi, Guairá, Guaraci, Jaborandi, Olímpia, Taiúva, Viradouro, Promissão, Pederneiras, Mococa , Aramina, Buritizal, Igarapava, São José da Bela Vista, Ribeirão Pires, Borá, Pitangueiras, Praia Grande, São Vicente 2 (Jardim Rio Branco), Cedral, Macaubal, Mendonça,    Nova Granada, Novo Horizonte, Paranapuã, Pindorama, Santa Adélia, União Paulista, Jumirim, São Roque e  Votorantim.

Da Secretaria de Gestão Pública