Governo vai distribuir pílulas do dia seguinte no Metrô, trens e terminais

A Secretaria Estadual da Saúde decidiu ampliar o Programa Estadual de Planejamento Familiar, lançado no início deste ano. A partir de agosto as Farmácias Dose Certa, localizadas em estações do […]

sáb, 07/07/2007 - 12h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde decidiu ampliar o Programa Estadual de Planejamento Familiar, lançado no início deste ano. A partir de agosto as Farmácias Dose Certa, localizadas em estações do Metrô, trem e terminais de ônibus, também distribuirão contraceptivos de emergência, ou seja, as pílulas do dia seguinte.

Para retirar o medicamento será preciso ter receita médica de qualquer unidade pública de saúde. O receituário precisa estar corretamente preenchido pelo médico. Inicialmente, o programa previa apenas a distribuição de anticoncepcionais comuns. “Ao retirar as pílulas do dia seguinte, a mulher receberá preservativos e orientação. Essa pílula é o último recurso para evitar uma gravidez – e é assim que deve ser utilizada, sempre com receita médica contendo todas as especificações do medicamento”, afirma o Secretário Estadual da Saúde, Barradas Barata.

Os anticoncepcionais comuns começam a ser distribuídos ainda em julho. As pílulas do dia seguinte chegarão às Farmácias Dose Certa em agosto. As 20 unidades da Farmácia ficam em locais de fácil acesso e já distribuem os 41 remédios do programa Dose Certa, indicados em cerca de 80% de casos das doenças mais comuns.

A secretaria também distribuirá contraceptivos no interior e litoral do Estado. Na área de assistência à gestação e ao parto, as ações de atenção à saúde da mulher serão intensificadas em 79 municípios paulistas que apresentam os piores índices de mortalidade materna, além de garantir recursos para melhoria da atenção ao parto, por meio da compra de novos equipamentos e da ampliação do número de UTIs, por exemplo.

O programa inclui ainda a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento à mulher nos 40 Ambulatórios Médicos de Especialidade (AMEs) a serem criados pelo governo paulista. O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. O Projeto Bem-Me-Quer – parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública e que oferece tratamento médico e apoio psicológico – será implantado em 15 regiões de saúde do Estado. Atualmente, funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Unidades da Farmácia Dose Certa:

 

Estações do Metrô

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/nº

Brás – Rua Domingos Paiva, s/nº 

Carrão – Avenida Alcântara Machado, s/nº 

Clínicas – Avenida Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1.900 

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3.173 

Saúde – Av. Jabaquara, 1.634 

Sé – Praça da Sé, s/nº

Tucuruvi – Rua Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Professor Noé Azevedo, 106 

 

Estações da CPTM

Santo Amaro – Avenida das Nações Unidas, s/nº – Jardim Promissão

Guaianases – Avenida Salvador Gianetti, s/nº  

Piqueri – Rua José Peres Campelo, s/nº 

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, s/nº   Terminal da EMTU

São Mateus – Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz 

 

Hospitais

Hospital Geral do Itaim Paulista 

Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista 

Hospital Estadual de Sapopemba

Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades Dr. Geraldo Paulo Bourroul

Rua Martins Fontes, 208 – centro 

Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande 

 

Da Secretaria Estadual da Saúde