Governo vai destruir 45.131 veículos apreendidos

Governo do Estado obteve autorização na Justiça para destruir automóveis estacionados em pátios da capital

sex, 10/05/2013 - 12h41 | Do Portal do Governo

Um total de 45.131 veículos depositados em 45 pátios da capital serão destruídos para que sejam transformados em sucata e vendidos para reciclagem. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 10, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Esses veículos acabam superlotando os pátios, o que dificulta a ação da polícia na apreensão de mais motos e carros. “À medida que nós esvaziarmos esses pátios todos vai ter um grande significado para fortalecermos a segurança, especialmente roubos”, disse Alckmin.

O governador também afirmou que não será permitido desmanche. Os veículos serão obrigatoriamente compactados, ou seja, não poderão ter as peças vendidas ou serem desmanchados.

O Tribunal de Justiça fará um edital e o Governo abrirá a licitação para o processo de compactação. “Os carros serão compactados para reciclagem, o que é importante para o meio ambiente e para a saúde pública. Carro abandonado junta água e mosquito, enfim, problemas de saúde pública”, acrescentou.

Após a publicação do edital pelo Poder Judiciário, os eventuais interessados na restituição dos veículos apreendidos terão no máximo 10 dias para manifestar o interesse. Ao final deste prazo, os juízes devem comunicar à Corregedoria Geral da Justiça todos os casos em que foi determinada a restituição. Outros veículos não reclamados serão periciados e, após elaboração de laudo, irão a leilão, viabilizado por concorrência pública.

Com a destruição dos carros para venda como sucata, os documentos serão obrigatoriamente recolhidos e receberão baixa para evitar fraudes e clonagens. Com a ação, a prática de compra de carros sem condições de uso para reutilização dos documentos como nova identidade de veículos furtados ou roubados será impedida.

Do Portal do Governo do Estado