Governo suspende férias e coloca mais de 20 mil homens para reforçar o policiamento no Carnaval

nd

ter, 29/02/2000 - 15h34 | Do Portal do Governo

Para garantir a segurança da população durante os festejos de Carnaval na Capital, Litoral e Interior, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, suspendeu as férias e licenças-prêmio de policiais militares e civis no período compreendido entre o dia 1º e 12 de março de 2000. Essa medida, e mais a providência de se deslocar para o policiamento ostensivo cerca de cinco mil pessoas que prestam serviços administrativos, representarão um reforço no contingente normal de quase vinte mil policiais.
Cada estabelecimento que promover eventos de Carnaval deverá manter serviço permanente de vigilância no local de ingresso e no recinto e ainda observar normas de atuação emitidas pelo policiamento. O uso de lança-perfume, confete de isopor ou pós e líquidos não-voláteis, capazes de causar irritação, além do arremesso de objetos perigosos ou invólucros que contenham água ou outras substâncias, serão coibidos pela polícia e os infratores estarão sujeitos às medidas penais previstas.
Caberá à Polícia Militar realizar atividades de segurança pública, ou seja, o policiamento deverá ser feito apenas na área externa dos eventos. Apesar de livre acesso, a entrada nos locais dos eventos deve se dar apenas em condições especiais: quando solicitado pela vigilância interna ou quando for constatada evidência de conduta criminosa. Cabe à polícia, ainda, dar apoio aos representantes dos juizados de menores, das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, do Departamento de Polícia Federal, das Prefeituras Municipais e do Procon.
Na Capital, além do policiamento preventivo e de investigação (polícia judiciária), será feita uma operação de reforço na região do Sambódromo, com dois pelotões da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e um pelotão do 2º e do 3º Batalhões de Choque. As unidades da Febem na Capital também receberão atenção especial durante todos os dias de Carnaval. Na Baixada Santista e na Serra do Mar, na região dos bairros-cota, o policiamento será reforçado com um pelotão de Cavalaria, dois pelotões da Rota e um da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas).