Governo SP lança pacote de ações ambientais

Assinatura de decretos, anúncios e inaugurações marcam o Dia do Meio Ambiente e contribuem para a conscientização da população

qui, 05/06/2014 - 21h28 | Do Portal do Governo

No momento em que se comemora mundialmente o Dia do Meio Ambiente, 5 , o Governo de São Paulo lança um pacote de medidas relacionadas à preservação ambiental. “Hoje dia mundial do meio ambiente nós estamos comemorando procurando avançar ainda mais,” afirmou o governador Geraldo Alckmin. 

Dentre ações, o governador criou o Programa Estadual de Incentivo à Restauração das Matas Ciliares, institui o Mico Leão Preto como Patrimônio Ambiental Paulista, institui o SIGOR – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos e criou a Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em Rio Preto, por meio da assinatura de decretos.

Alckmin também autorizou a entrega de equipamentos contra incêndio nas unidades de conservação do Instituto Florestal (IF) e a abertura de processo licitatório para instalação da Roda Monumental destinada à observação da cidade de São Paulo e divulgação turística.

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB) vão fazer uma parceria para realização de estudo sobre Programa de Logística Reversa e Reciclagem de Veículos no Estado de São Paulo.

Ainda, a SMA lançou o Portal da Biodiversidade para a implementação do Plano (global) Estratégico da Biodiversidade 2011-2020. O Portal é um instrumento estratégico que agrega parceiros, regiões e setores econômicos a conservar e promover a restauração da biodiversidade em nossas terras e águas.

Durante o evento no qual as medidas foram anunciadas, o governador também entregou as medalhas de reconhecimento “João Pedro Cardoso” para personalidades que contribuíram de maneira relevante para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou que colaboraram para o sucesso dessas ações. Receberam a homenagem: José Pedro de Oliveira Costa, Carlos Alfredo Joly, Germano Seara Filho, Israel Klabin, Rubens Ricupero, Ana Maria Primavesi, Dom João de Orleans e Bragança e Paulo Egydio Martins.

Além das medalhas foram entregues certificados a entidades parceiras pelo trabalho de destaque que desenvolveram no combate a incêndios florestais.

Do Portal do Governo do Estado