Governo SP incentiva ações de acessibilidade nos municípios

Oficinas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência passam por Presidente Prudente e Marília esta semana

qua, 06/05/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece oficinas aos prefeitos do estado de São Paulo para elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade, que constrói nas cidades ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Até final do ano, serão realizadas mais 16 oficinas.

Em todos os eventos públicos em que surge a oportunidade, o governador José Serra tem estimulado as prefeituras a criar uma secretaria, um departamento ou, no mínimo, designar uma pessoa na administração municipal para cuidar do tema da acessibilidade e dos direitos das pessoas com deficiência.

 “A idéia não é criar burocracia , mas abrir uma ponte para obter assessoria do Governo do Estado. Enfim, poder somar esforços no Estado inteiro na questão da acessibilidade”, disse o governador no lançamento do projeto Vila Dignidade, que construirá casas especialmente para idosos carentes, na semana passada. “Nós temos dois equipamentos recentes: o Museu do Futebol e o Catavento, por exemplo, nos quais a acessibilidade é perfeita, porque partiu do início. Ter uma pessoa no município encarregada do assunto é importante. Ela já vai ficar encarregada de fazer com  que cada obra do município tenha plena acessibilidade, com custos mais baixos do que se tiver que refazer tudo um dia”, explicou Serra.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser efetuadas no local onde acontece o evento ou enviando e-mail para o endereçoeventos@pessoacomdefiencia.sp.gov.br, com os dados do participante, como nome, CPF, telefone com DDD, endereço completo, cargo e município em que trabalha ou que representa. Quando se tratar de pessoa com deficiência, esta informação deve ser determinada no assunto da mensagem.

As oficinas são antecedidas de envio aos prefeitos da cartilha “Prefeito Cidadão – Cidade Acessível”, que estimula a indicação de um representante de cada cidade para atuar exclusivamente com assuntos sobre os direitos da pessoa com deficiência e orienta sobre os principais aspectos de acessibilidade a serem implementados nos municípios.

Ontem e hoje, 5 e 6, quem recebe a ação é a cidade de Presidente Prudente.  Nos dias 7 e 8, a Secretaria realiza a oficina em Marília. Confira o calendário das próximas oficinas:

Registro (19 e 20/5), Santos (21 e 22/5), Fernandópolis (2 e 3/6), São José do Rio Preto (4 e 5/6), São João da Boa Vista (23 e 24/6), Campinas (25 e 26/6), Ribeirão Preto (4 e 5/8), Araraquara (6 e 7/8), Barretos (18 e 19/8), Franca (20 e 21/8), Araçatuba (15 e 16/9), Bauru (17 e 18/9), Botucatu (29 e 30/9), São José dos Campos (5 e 6/10) e São Paulo (8 e 9/10).

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência