Governo SP entrega 63 apartamentos para ex-moradores de cortiços no Centro da Capital

Foram investidos R$ 4,3 milhões no empreendimento do Bom Retiro que leva qualidade de vida aos moradores

sáb, 14/07/2012 - 14h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 14, 63 apartamentos no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Os imóveis foram construídos em área anteriormente ocupada por cortiços e destinados a ex-moradores de diversos imóveis encortiçados na região central.

O empreendimento construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) é resultado de parceria do Governo do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e com o Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O investimento na construção do empreendimento foi de R$ 4,3 milhões.

”São 63 apartamentos aqui ao lado da rua São Caetano, local muito bom aqui no Bom Retiro. Perto de tudo, de emprego, do transporte, educação, saúde. Então 63 familias que estavam em submoradias passam a ter sua casa própria”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

As famílias atendidas viviam em situação de extrema vulnerabilidade social e insalubridade em antigos imóveis que se degradaram ao logo do tempo. Nove famílias moravam em cortiços que existiam no mesmo terreno onde hoje existem os apartamentos. Elas agora retornam ao local para uma nova e digna condição de vida. O empreendimento do Bom Retiro apresenta projeto de arquitetura especialmente desenvolvido para atender o Programa de Atuação em Cortiços da CDHU.

“Já entregamos para 1.492 famílias moradia e ainda temos 1.004 que estão em obra ou licitação. O programa todo são 2.496 moradias que de um lado erradica o cortiço, que é mais grave ainda, pela falta de privacidade, submoradia, risco como incêndios e de outro lado ajuda a revitalizar o centro de São Paulo e as pessoas querem morar perto do emprego”, finalizou o governador Geraldo Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado