Governo repassa R$ 367,1 milhões para municípios

Valores devidos a cada cidade são depositados no segundo dia útil da semana

ter, 05/10/2010 - 12h25 | Do Portal do Governo

O Governo depositou nesta terça-feira, 5, R$ 367,1 milhões em repasses do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para os 645 municípios paulistas. Os valores correspondem aos 25% da arrecadação do imposto que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

A Secretaria da Fazenda realiza quatro depósitos mensais, até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63.  Os repasses são resultado da aplicação do IPM de cada cidade sobre 25% do total efetivamente arrecadado na semana anterior. As consultas podem ser feitas no endereço: https://www.fazenda.sp.gov.br/repasse/r1a.asp.  

Índice de Participação dos Municípios 

Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

No Estado de São Paulo, os índices de participação dos municípios são apurados anualmente, para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei nº 8.510, de 29/12/93.

Para ver a tabela com o Índice de Participação de todos os municípios do Estado de São Paulo, clique aqui.

Da Secretaria da Fazenda