Governo recebe comitiva espanhola interessada em negócios

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre o Estado de São Paulo e a Comunidade de Madri, visando áreas como mobilidade urbana, saneamento e logística

qua, 30/05/2012 - 18h59 | Do Portal do Governo

O governo do Estado recebeu nessa quarta, 30, uma comitiva espanhola de empresários e representantes da Comunidade de Madri. O objetivo foi trocar experiências em infraestrutura e desenvolvimento, além de atrair recursos para São Paulo. “O Estado tem expectativa de ter 90 bilhões de reais em investimentos vindos de recursos próprios, financiamentos por organismos internacionais e PPPs – Parcerias Público-Privadas”, disse o governador Geraldo Alckmin. “São Paulo é um porto-seguro para bons negócios recíprocos. Há muitas empresas brasileiras e paulistas na Espanha e na Europa, e muitas empresas espanholas já estão aqui. Temos diversas oportunidades de investimento.”

Na ocasião, o vice-governador e presidente do Conselho Gestor de PPPs, Guilherme Afif Domingos, lembrou que o Estado tem o desafio de construir mais de 120 quilômetros de metrô até 2018. “Além de montar a malha do Trem Expresso Metropolitano, com cerca de 400 quilômetros de trilhos”, acrescentou. As áreas prioritárias para investimentos são mobilidade urbana, logística e saneamento. “Precisamos incorporar a governança corporativa privada aos processos públicos, gerando maior dinamismo”, disse o vice-governador.

Representantes da comitiva espanhola destacaram as experiências da cidade de Madri em ferrovia, metrô e saúde. “Madri construiu 200 quilômetros de metrô nos últimos 15 anos e tem uma exemplar malha ferroviária metropolitana”, disse Apolinar Rodríguez, diretor de relações internacionais da RENFE, empresa estatal espanhola operadora de transporte de passageiros e carga por meio ferroviário. E demonstraram grande interesse no Estado. “Estamos impressionados com as oportunidades em São Paulo e temos grandes esperanças em poder colaborar. Colocamos nossa experiência à disposição”, disse Isabel Castellá, presidente da P4R, empresa do Ministério da Economia da Espanha que oferece suporte às operações de comércio exterior e ao processo de internacionalização das empresas espanholas. 

Estiveram no evento executivos de 30 empresas, como Banco Santander; AZVI, grupo especializado em infraestruturas ferroviárias; Infoglobal, que atua com sistemas avançados de telecomunicações; Cobra, empresa espanhola que atua no setor de serviços e em todos os campos da engenharia aplicada; dentre outras.

Este encontro foi o primeiro de uma série com delegações de investidores estrangeiros interessados no portfólio de obras do Estado. Nos próximos meses, Portugal deve trazer a sua. China e Japão também demonstraram interesse em futuros encontros. 

Do Portal do Governo de São Paulo