Governo realiza mutirão de teste anti-HIV nos presídios femininos

Objetivo da ação é prevenir e controlar a incidência de Aids e sífilis entre as mulheres presas

ter, 02/04/2013 - 15h17 | Do Portal do Governo

Um grande mutirão de testes para HIV e sífilis está sendo realizado no sistema prisional feminino do Estado de São Paulo. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias da Saúde e Administração Penitenciária e os Programas Municipais de DST/Aids. Ao todo serão oferecidos testes para 10.470 mulheres.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O projeto pretende conhecer a soroprevalência do HIV e da sífilis nas mulheres em presídios e traçar o perfil em relação a informações sobre as doenças. E também dar orientação de qualidade sobre o assunto, além de maior assistência em saúde.

O mutirão está sendo realizado nas penitenciárias da capital, Santana, Tremembé I e II, Tupi Paulista, Campinas, Pirajuí, Ribeirão, além dos Centros Penitenciários Provisórios Butantã, São Miguel, Casas de Detenção Provisórias Franco da Rocha, Hospital de Custódia e Tratamento Penitenciário Franco da Rocha I e II, Centros de Reabilitação Itapetininga, Piracicaba, Rio Claro, Araraquara, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Alguns testes já foram realizados. Desde o segundo semestre do ano passado até o momento, cerca de cinco mil presidiárias foram beneficiadas. Até 2015, pretende-se elaborar e implementar, de forma escalonada e regionalizada, o projeto de DST/Aids da Proposta Integrada de Atenção à Saúde da População Privada de Liberdade.

Do Portal do Governo do Estado