Governo realiza mapeamento de arte e cultura para jovens em SP

Projeto "Protagonismo Juvenil: Mapeando a Arte e a Cultura no Estado de São Paulo" vai mobilizar jovens para identificar iniciativas desenvolvidas por eles ou para eles

seg, 11/05/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Programas da Juventude do governo do Estado de São Paulo firmou convênio com o Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) para que, nos próximos 4 meses, um grupo de jovens realize uma pesquisa de identificação de iniciativas de arte e cultura desenvolvidas por ou para a juventude em todo estado.

O “Protagonismo Juvenil: Mapeando a Arte e a Cultura no Estado de São Paulo” formará um banco de dados que futuramente será divulgado em todo estado para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas na área. Além disso, o levantamento garantirá o intercâmbio entre diversos atores e potencializará a divulgação das iniciativas em curso.

Para o desenvolvimento do projeto, foram selecionados 16 jovens pesquisadores que ficarão divididos entre capital, Ribeirão Preto, Sorocaba, Sertãozinho e São Vicente.

Durante 4 meses, a partir de hoje, 11, os jovens, que ganharão uma bolsa auxílio de R$ 300 ao mês, vão dedicar meio-período diário à identificação dos grupos e projetos, encaminhamento e fechamento dos questionários e inclusão on-line das informações no banco de dados. Nesta fase, eles serão acompanhados por um coordenador local.

Resultados

O Banco de dados resultante deste mapeamento será divulgado pela Coordenadoria Estadual da Juventude no Portal da Juventude Paulista (www.juventude.sp.gov.br). Também serão produzidos folders e catálogos com o resultado do mapeamento em São Paulo.

Paralelamente, a base de dados do Estado de São Paulo será integrada ao Banco de Experiências do Programa Juventude Transformando com Arte (www.juventudearte.org.br), somando-se à dos outros estados já mapeados, gerando assim, um grande banco de dados nacional.