Governo realiza 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior

Jogos Abertos do Interior revelam novos talentos e reúnem medalhistas olímpicos; população terá chance de ver atletas consagrados em ação

qui, 10/11/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Começa na sexta-feira, 11, o maior evento esportivo da América Latina: a 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni (JAI). Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, os jogos acontecem em Mogi das Cruzes até 19 de novembro.

Conhecido por revelar, anualmente, inúmeros atletas de ponta como Hugo Hoyama (Tênis de Mesa – São Bernardo do Campo), Fabiana Murer (Vara – São Caetano do Sul), Ednanci Silva (Judô – São Caetano do Sul) e André Heler (Vôlei – Suzano), os Jogos Abertos também reúnem alguns dos atletas mais importantes do país como os olímpicos Marilson dos Santos (maratonista), as campeãs do futebol Formiga, Gabriela e Mônica e as estrelas do vôlei Mari, Sheila e Fofão.

“Os jogos contribuem para a formação de atletas de alto rendimento pelo grande nível técnico das competições. Os Jogos Abertos do Interior são famosos tanto pela participação de atletas consagrados, como por serem celeiros de novos campeões. Nos jogos deste ano, temos grandes chances de ver atletas que podem brilhar nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, explica o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes.

Em 2011, os Jogos reunirão 233 cidades, totalizando 15,6 mil atletas de 25 modalidades esportivas. O evento supera o último Pan-americano realizado em Guadalajara, quando participaram pouco mais de seis mil esportistas. Durante os Jogos Abertos, a população terá a oportunidade de assistir gratuitamente as competições que contarão com 34 praças esportivas e clubes da cidade.

História

Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” são realizados anualmente desde 1936, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência. Os Jogos Abertos do Interior têm por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais, e contribuir para o aprimoramento técnico das 25 modalidades em disputa.

O evento esportivo é disputado em duas categorias (até 21 anos e livre) e três divisões (1ª, 2ª e Especial), reunindo equipes de ponta do esporte paulista. As premiações são por medalha (ouro/prata/bronze) e troféus (1º/2º lugares), por modalidades, sexo, categoria e divisão.

Fora do Estado

Apenas uma única vez os Jogos Abertos do Interior não foram realizados no Estado de São Paulo. Foi em 1937, quando aconteceu a segunda edição da competição. Os jogos foram realizados na cidade mineira de Uberlândia. Além do basquete, a competição também passou a ser disputada na modalidade de natação. Pelo segundo ano consecutivo, o título ficou com Uberlândia.

No ano seguinte, em 1938, os Jogos Abertos do Interior foram realizados em Sorocaba, e pela primeira vez, além do basquete e da natação, foi incluída a modalidade de atletismo. Uberlândia foi tricampeã dos Jogos Abertos neste ano, que também foi sua última participação.

Caráter Oficial

Os Jogos Abertos do Interior passaram a ter caráter oficial em 1939, quando a competição foi realizada em Campinas. Edmundo Carvalho, que era o diretor do Departamento Estadual de Educação Física, conseguiu a oficialização da competição junto ao Governo do Estado. A medida acabou desagradando o idealizador dos Jogos, Baby Barioni, que, vítima de pressões políticas e incompreendido por certa facção do esporte, acabou marginalizado. Os ideais de Baby Barioni só foram oficialmente reconhecidos por ocasião dos 30º Jogos Abertos do Interior, em 1965, em Santos, quando foi homenageado por esportistas e dirigentes.

Único Vácuo

Desde 1936, quando foram realizados pela primeira vez, os Jogos Abertos do Interior só não aconteceram uma vez. Em 1989 uma greve de professores na rede estadual e a consequente necessidade de reposição de aulas impediram que as escolas estaduais pudessem ser cedidas para alojamentos.

Tanto as escolas estaduais, quanto as municipais, são fundamentais para que uma cidade tenha condições de abrigar os jogos.

Maior Anfitriã

A cidade que mais sediou os Jogos Abertos do Interior foi Santos, que organizou a competição oito vezes: em 1946, 48, 51, 65, 87, 2000, 2003 e 2010.

Maiores campeãs

Apenas 10 cidades tiveram o gostinho de comemorar o título geral dos Jogos Abertos do Interior. A maior vencedora é a cidade de Santos. Das 72 edições realizadas até agora, o município do litoral tem 25 títulos. Em segundo lugar, vem a cidade de Santo André, com 12 títulos, seguido de São Caetano do Sul, com 11 títulos e Campinas com 10 títulos cada. Guarulhos foi a grande vencedora em seis edições da competição. A cidade mineira de Uberlândia, que disputou os Jogos Abertos apenas em suas três primeiras edições de 1936 a 1938, foi campeã três vezes. Com um título cada aparecem Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Jundiaí e São José dos Campos. São Caetano do Sul conquistou dez de seus onze títulos nos últimos 10 anos.

Comitês

Os Jogos Abertos do Interior são uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade sede. Dois órgãos são responsáveis pelo evento. O Comitê Dirigente, formado por integrantes do Governo do Estado, responsáveis principalmente pela parte técnica da competição; e pelo Comitê Organizador, integrado basicamente por membros da comunidade local, responsáveis pela infra-estrutura dos Jogos.

Qualificação

Para participar de uma determinada modalidade nos Jogos Abertos do Interior, o município deverá ser campeão ou vice dos Jogos Regionais de sua região, com exceção do boxe masculino, ciclismo feminino e luta olímpica que não são disputadas nos Jogos Regionais. Fica assegurada também a participação aos municípios inscritos nos Jogos Regionais, cuja modalidade não se realizou por falta de participantes inscritos. O município sede, independente de sua classificação nos Jogos Regionais, está pré-classificado para disputar qualquer modalidade que desejar.

Portadores de Necessidades Especiais

Os Jogos Abertos do Interior também são disputados por atletas portadores de necessidades especiais nas modalidades de natação e atletismo e terão contagem de pontos separada da modalidade convencional. O programa conta com provas para deficiente físicos e visuais, tanto no masculino quanto no feminino.

Curiosidades dos Jogos do Interior

Relação das cidades campeãs
Santos: 25 vezes.
Santo André: 12 vezes.
São Caetano do Sul: 12 vezes.
Campinas: 10 vezes.
Guarulhos: 6 vezes.
Uberlândia: 3 vezes.
Jundiaí: 1 vez.
Ribeirão Preto: 1 vez.
São Bernardo do Campo: 1 vez.
São José dos Campos: 1 vez.

Economia

É muito importante que a cidade “sede” esteja preparada para receber os Jogos Abertos do Interior. Padarias, hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados, Postos de Gasolina, taxistas e o comércio em geral devem estar conscientes da importância da competição. Neste período, a expectativa é de que o consumo cresça em média cerca de 20 a 30%. Os Jogos Abertos vão proporcionar um incremento importante no comércio, gerando empregos e movimentando a economia.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude