Governo publica decreto que amplia área de atuação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Atuação será ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos

qui, 18/03/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo publicou na terça-feira, 16, no Diário Oficial o decreto nº 55.564, que amplia geograficamente a área de atuação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Atualmente, a STM está voltada para as Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC) e Baixada Santista (RMBS).

Com o novo modelo, a STM poderá planejar a retomada do transporte ferroviário de passageiros de longo percurso, o que contribuirá para consolidar o conceito de mobilidade, promovendo o deslocamento das pessoas entre os municípios paulistas.

A atuação da STM será aprimorada e ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos. Além de poder desenvolver estudos e participar nas formulações, proposições e definição de políticas públicas que envolvam o transporte ferroviário nas regiões metropolitanas, a STM terá a mesma atuação em relação a qualquer tecnologia e desempenho, para acesso, passagem ou atendimento nas diversas aglomerações urbanas do Estado.

No médio prazo, poderão ser desenvolvidos estudos que viabilizarão a implantação de linhas interligando centros como Campinas e São José dos Campos, que diariamente mandam muitas pessoas para a Capital.

Um exemplo é o estudo desenvolvido pela STM, em 2004/2005, para a ligação de São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. Na época, o levantamento apontou que a ligação ferroviária entre as duas cidades, atrairia 33% das pessoas que utilizavam carros para o trajeto, 91% dos usuários de ônibus regulares e 59% dos ônibus fretados.

A STM poderá ainda desenvolver outros projetos, como ligações da capital paulista com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e outras importantes cidades do Estado. O decreto também prevê o desenvolvimento do transporte sustentável e o aprimoramento da gestão ambiental no transporte metropolitano sobre trilhos.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos