Governo prorroga inscrição para monitores do Acessa Escola

As inscrições são para 2.303 vagas para escolas do interior

sex, 19/06/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação prorrogou até o dia 3 de julho o prazo para inscrição de estudantes interessados em atuar como estagiários do programa Acessa Escola. Podem participar alunos do Ensino Médio regular das 1ª e 2ª séries das escolas inseridas no programa e que tenham CPF. A taxa inscrição é de R$12 e deverá ser concluída apenas pela internet, no site www.fundap.sp.gov.br.

As inscrições são para 802 escolas que ao todo oferecem 2.303 vagas.

Participam desta fase do processo seletivo 19 Diretorias de Ensino do Interior. São elas: Americana, Araraquara, Avaré, Botucatu, Capivari, Itapetininga, Jaú, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente, São Carlos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sumaré e Votorantim.

Será dada preferência para contratação de alunos da própria escola. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo a ordem de classificação. Os adolescentes serão treinados em seis módulos sobre informática. “Mais do que a inclusão digital, o programa Acessa escola garante uma oportunidade de trabalho para os alunos que atuam como estagiários”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por até outros 24 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino. Os salários serão de R$ 340 mensais e o aluno ainda recebe auxílio-transporte.

O processo seletivo é constituído de uma única fase, com aplicação de uma prova, com trinta questões de múltipla escolha. O exame está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano.

Sobre o Acessa Escola 

O Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas. O Acessa Escola teve sua primeira fase em 2008, abrangendo 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que atinja 3.527 unidades em todo o Estado.