Governo promove simpósio sobre síndrome pós-poliomielite

Evento é destinado aos profissionais da área de saúde, residentes e estudantes

qui, 03/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai realizar o V Simpósio Brasileiro de Síndrome Pós-Poliomielite, entre os dias 24 e 26 de setembro. O objetivo do evento é mobilizar segmentos da sociedade civil, científica e política para a discussão da síndrome pós-poliomielite no Brasil. 

A síndrome pós-poliomielite representa um conjunto de sintomas resultantes dos efeitos tardios da doença. Cerca de 70% das pessoas que ficaram com sequelas da paralisia infantil apresentam sintomas como fraqueza muscular (tanto em músculos afetados previamente pela poliomielite como em partes que não foram acometidas); dor nos músculos e articulações; fadiga; intolerância ao frio; dificuldades respiratórias e problemas para dormir. 

É uma condição de saúde ainda pouco conhecida pela medicina e pelos próprios pacientes que, em inúmeros casos, acabam inexplicavelmente tendo suas atividades extremamente limitadas. Isso acontece em uma fase de plena maturidade e com grandes responsabilidades familiares e profissionais. 

O evento

Realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação Brasileira de Síndrome Pós-Poliomielite (ABRASPP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o simpósio reunirá palestrantes como Linamara Rizzo Battistella (secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Luiz Baggio Neto (secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente fundador da Associação) e Frederick M. Maynard (diretor médico e diretor clínico do departamento de Medicina Física e Reabilitação, MetroHealth Center for Rehabilitation and Faculty, Case Western University de Cleveland – Ohio). 

Destinado aos profissionais da área de saúde, residentes e estudantes, o evento será realizado no auditório da sede da secretaria. 

As inscrições deverão ser feitas no site da ABRASPP, pelo endereço http://www.abraspp.org.br/vsimposio/inscricao.html. A programação completa do simpósio está disponível no site http://www.abraspp.org.br/vsimposio/programacao.html

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência