Governo promove shows e atividades gratuitas em parques da capital

Projeto da Secretaria da Cultura começa neste domingo no Parque Ecológico do Tietê e segue até o final do verão

qui, 13/10/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A partir deste final de semana e até o final do verão, em março, o Governo do Estado vai ocupar cinco parques e dois espaços públicos da capital paulista com atividades culturais gratuitas, de vários tipos de linguagens artísticas. O projeto Cultura Livre SP, iniciativa da Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, terá grandes shows e apresentações musicais, performances e artes visuais, liteatura, dança, teatro, circo, oficinas espaços interativos. A abertura acontece neste domingo, 16, no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste, com o show O elefante e a Joaninha, de Hélio Ziskind.

“Com este projeto, queremos levar as diversas linguagens artísticas aonde o público está, numa programação aberta que proporciona a democratização do acesso à cultura em espaços de convivência e lazer importantes, localizados em diferentes regiões da cidade”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. “Ocupar desta maneira os espaços públicos é também uma forma de promover a cidadania”, completa.

No domingo, haverá atividades ainda no Parque Ecológico do Guarapiranga, no Horto Florestal e no Zoológico. O projeto continua sempre nos fins de semana, também nos parques Villa Lobos, da Juventude e na Praça da Esperança do Hospital das Clínicas, no bairro de Cerqueira César. Só no primeiro mês do programa serão 131 atividades, algumas em palcos, mas a maior parte delas pensada para promover a proximidade dos artistas com o público, bem como a participação e a experimentação da arte. A programação completa estará disponível a partir desta no site www.culturalivre.sp.gov.br.

A programação será sempre diurna, entre as 10h e as 17h. Nos parques da Juventude e Villa Lobos, ocorrerá aos sábados; no Tietê, Guarapiranga, Horto Florestal e Zoológico, será aos domingos. Já na Praça da Esperança do Hospital das Clinicas haverá apresentações de música instrumental às sextas-feiras, das 12h às 13h, a partir do dia 21, numa forma de animar as tardes de quem circula pelo local.

Além da diversidade de linguagens artísticas, o projeto também contempla variação de abordagens. Haverá shows musicais de nomes conhecidos do público como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antônio Pinto (projeto Pequeno Cidadão), Elza Soares, Naná Vasconcelos e Marcelo Janeci com Tulipa Ruiz. Haverá, também, atividades para fazer pensar. É o caso da performance É crédito ou débito, totalmente interativa, em que o público poderá comprar caixinhas “contendo” bens simbólicos, como felicidade e o conhecimento, por alguns centavos. O intuito é provocar a reflexão sobre a sociedade do consumo.

Já a instalação interativa Jogos Gigantes convidará o público a usar brinquedos clássicos como xadrez, damas e pega-varetas com tabuleiros e peças superdimensionados.

Da Secretaria da Cultura