Governo promove recuperação ambiental de assentamentos

Objetivo é incentivar a recuperação de matas ciliares, formação de corredores de biodiversidade e capacitar agricultores assentados, entre outros itens

qua, 02/06/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

A secretaria do Meio Ambiente (SMA) e o Instituto Terras do Estado de São Paulo (Itesp) assinam nesta quarta-feira, 2, um Protocolo de Intenções para criar diretrizes de recuperação ambiental dentro dos assentamentos paulistas. O objetivo do documento é incentivar a recuperação de matas ciliares, formação de corredores de biodiversidade, implantação de projetos de captura de gases de efeito estufa, capacitar agricultores assentados e criar alternativas de geração de trabalho e renda associados à recuperação florestal.

O ato de assinatura, que contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e do diretor executivo do Itesp, Marco Pila, acontece no assentamento Sumaré I, no município de Sumaré. O local escolhido para a assinatura é referencia nacional no trabalho de recuperação ambiental e valorização da mão de obra dos assentados.

Há 10 anos, a SMA em parceria com universidades, organizações não governamentais (ONG’s) e empresas da região, desenvolve um trabalho de capacitação de jovens assentados, que além de aprenderem a desenvolver técnicas de recuperação e preservação, ganham bolsas de estudos para formação universitária em áreas que possam contribuir com o trabalho dos agricultores do assentamento. Os resultados são satisfatórios. Graças ao trabalho implantado, hoje 90% da produção do assentamento é de agricultura orgânica e 24 hectares de mata nativa, dos 32 que compõe toda a cobertura vegetal do município, são provenientes do trabalho destes jovens.

Esse trabalho resultou, inclusive, na recuperação da avifauna da região: 110 espécies já foram identificadas, além da própria represa, que abastece 40% da população de Sumaré, e que sempre secava nos períodos de estiagem e agora tem água durante todo o ano. A experiência do Assentamento Sumaré I é o que a SMA e o Itesp querem levar para os outros 133 assentamentos administrados pelo Instituto.

Da Secretaria do Meio Ambiente