Governo promove intercâmbio agrícola com a Índia

Trabalhos de cooperação deverão abranger as áreas de frutas, cana-de-açúcar e mecanização

seg, 21/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de pesquisadores da Secretaria da Agricultura e Abastecimento visitou os estados de Maharshatra (cidades de Mumbai e Pune) e Goa para dar início aos trabalhos de cooperação entre os dois países para as áreas de frutas, cana-de-açúcar e mecanização. 

Entre os dias 5 e 11 de setembro, eles estiveram em áreas de plantio, centros de pesquisa e associações de produtores rurais. O ponto alto da viagem foi o Seminário Brasil-Índia, organizado pelo Consulado do Brasil em Mumbai, com a participação da missão formada por representantes brasileiros e cerca de 130 empresários indianos.

O responsável pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, que coordena os institutos de pesquisa da secretaria, e o pesquisador Marcos Landell, diretor do Centro de Cana, afirmam que o potencial de cooperação técnica entre Brasil e Índia é enorme em áreas estratégicas de agregação de valor aos produtos.

Na região de Pune, maior produtora de cana, Landell pôde comprovar que as variedades cultivadas ficam muito aquém tanto na diversidade quanto na produtividade. “Podemos desenvolver projetos em conjunto em experimentos e a indústria de equipamentos brasileira tem um mercado potencial”, afirma. 

O coordenador da Apta observa que há oportunidades de crescimento também para máquinas agrícolas. “Visitamos áreas em que o trabalho no campo é feito predominamente por tração animal. É curioso que um país avançado tecnologicamente em outros setores, não utilize a mecanização na agricultura”. 

Entre os temas que deverão ser tratados entre as instituições de pesquisa dos dois países estão processamento de frutas, principalmente o melhor aproveitamento do caju (que hoje tem a sua polpa desprezada pelos indianos) por meio das pesquisas do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Haverá também troca de informações e materiais fitoterápicos para uso veterinário com o Instituto Biológico (IB) e também de cana-de-açúcar com o Instituto Agronômico (IAC), especialmente na permuta de germoplasma, considerando que a Índia é centro de origem do gênero Sacharum. Na sequência, as instituições intensificam a troca de informações para futuros protocolos de cooperação técnica. 

Para Castro, o Brasil também pode ocupar um espaço importante no mercado indiano, devido ao grande consumo vindo de uma população de aproximadamente 1,2 bilhão de habitantes. “A Índia importa frutas de clima temperado da Nova Zelândia. O país poduz citros para consumo interno, mas também importa. A pecuária é toda focada em leite e tração animal. A balança comercial do Brasil é muito baixa em relação à Índia e favorável a ela. Podemos avançar bastante com essa troca de experiências”, avalia. 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento