Governo promove festival de música de câmara

Único festival do gênero no País, 21 grupos vão se apresentar em lugares públicos

sáb, 20/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura realiza no Theatro São Pedro até o dia 27 deste mês, a segunda edição do Festival Oferenda Musical. O evento, que tem direção artística do maestro Alex Klein, homenageia o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos no cinquentenário de sua morte. Também serão lembrados os 180 anos da imigração alemã no Brasil e o Ano da França no Brasil.

A programação traz ainda obras de grandes compositores como Gounod, Ravel, Debussy, Spohr, Mozart, Beethoven, entre outros grandes nomes da música mundial. Serão 10 concertos, apresentados por 35 músicos de vários países, além do Brasil, e oito jovens instrumentistas. Para a abertura, a peça escolhida foi “A História do Soldado”, do russo Igor Stravinsky.

Como novidade, o festival apresenta um evento paralelo, batizado de Oferenda Barra Funda Musical. A proposta é levar 21 grupos de música de câmara – um total de 85 músicos – para tocar em lugares públicos abertos, para que a população possam apreciá-los gratuitamente.

Os pontos escolhidos para a Oferenda Barra Funda Musical são as estações de metrô Barra Funda e Marechal Deodoro, Casa de Mario de Andrade, Saguão do Theatro São Pedro, Escritório de Inclusão Social, Casa Matriz/Tecer, Restaurante La Barre, Praças Olavo Bilac e Padre Luiz Alves de Siqueira e Clash Club.

Por meio da parceria com o Instituto Parada Vital, esses locais podem ser visitados de bicicleta, num percurso pré-estabelecido com saída do Memorial da América Latina, acompanhado por monitores. Jovens estagiários dos projetos sociais da Barra Funda atuam como assistentes de produção após um curso de duas tardes, em que recebem noções básicas como a importância da música, instrumentos, dinâmica de num concerto, o que é música de câmara e como se relacionar com o público.

Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda
Telefone:  (11) 3667 0499
Ingressos: R$ 10,00  (inteira) e R$ 5,00  (meia) na bilheteria ou pelo Ingresso Rápido – Telefone:  (11)   4003 1212 ou www.ingressorapido.com.br
50% de desconto para estudantes, professores da rede pública estadual, aposentados e idosos