Governo promove encontro com citricultores

Exposição da tangerina sem sementes foi uma das principais novidades do evento

qui, 18/06/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Tangerina sem sementes foi uma das principais novidades apresentada nesta quinta-feira, 18, no 1º Encontro de Citricultura do Sudoeste Paulista, em Capão Bonito, na região de Sorocaba (SP). Promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o evento reuniu produtores, agrônomos, pesquisadores e estudantes.

Além dessa variedade, também foram expostas frutas frescas produzidas na região, como laranjas Baía e pigmentada, e tangerinas tolerantes à principal doença que pode atingir os pomares, denominada de mancha marrom da alternária.

Os participantes ainda assistiram palestras para discutir temas como as características da citricultura regional, variedades de laranjas adaptadas à região, manejo e colheita, combate a doenças, qualidade de fruta fresca e comercialização de laranja de mesa.

Segundo o pesquisador e um dos coordenadores do evento Edison Ulisses Ramos, a região sudoeste deverá ser o novo centro citricultor do Estado. Na região sudoeste já existem pomares instalados nos municípios de Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Capão Bonito, Itapetininga, Sorocaba, Tatuí, Avaré, Angatuba, Paranapanema, Taquarituba e Itaporanga.

Ele ainda destaca alguns projetos que estão em andamento na região, como 22 novas variedades de tangerinas e pesquisas que aumentar ainda mais a resistência da fruta às doenças.