Governo promove ações para comemorar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Memorial, seminário, encontro internacional e eventos no Poupatempo destacam a importância da inclusão social

qua, 02/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a sociedade e o poder público para a importância da inclusão social e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, sejam portadoras de deficiência ou não.

Para comemorar essa data, diversas ações foram realizadas em todo o Estado. Confira!

Memorial 

Foi inaugurado o “Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência na capital. Ação inédita do governo do Estado de São Paulo, o memorial é o maior e o mais completo da América Latina. Em um só espaço serão reunidos fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

O espaço reúne o que há de mais moderno em materiais expográficos e tecnologias de escuta e leitura, além de acessibilidade física. A exposição é composta de 12 ambientes que abordam cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física.

O memorial também registra e resgata um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, em 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Seminário

A pasta também realizou em sua sede o seminário “Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. O evento contou com a participação de palestrantes envolvidos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que traçarão um panorama dos últimos anos e perspectivas para o futuro.

Poupatempo

Todos os 15 postos fixos do Poupatempo organizaram ações especiais. No total, foram realizadas 42 atividades. Na capital, os postos tiveram apresentações de corais de funcionários e recepção aos cidadãos utilizando a linguagem gestual. Na Grande São Paulo e no Interior, foi apresentado teatro mudo, ballet de cadeirantes, palestras sobre inclusão, distribuição de material com o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oficina de braille e exposição de artesanato. Diversas unidades receberam visitas monitoradas de alunos de entidades para pessoas com deficiência, para conhecer os serviços prestados e utilizar os terminais de acesso universal, com equipamentos e softwares especiais nas salas do e-poupatempo. 

Encontro internacional

Outro evento promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que será realizado no WTC Sheraton, entre os dias 8 e 10 de dezembro. O objetivo é discutir a importância das tecnologias assistivas e ajudas técnicas no processo de reabilitação e no dia-a-dia das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, permanente ou temporária e idosos.

A iniciativa também visa fomentar a fabricação e a oferta desses produtos no mercado nacional, estimulando a inovação, a produção em larga escala e o seu barateamento para o público consumidor, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para as pessoas que necessitam.

Confira no Flickr um álbum especial com as principais ações do Estado neste ano para as pessoas com deficiência.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo