Governo prepara projetos para mais 21 estações de tratamento de efluentes

Novas ETEs terão capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos produzidos por mais de 300 mil habitantes

qua, 22/09/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Governo está realizando o processo de licitação para elaboração de projetos executivos para 21 novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) em municípios do interior. Os projetos fazem parte do programa Água Limpa, coordenado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia.

Serão beneficiados os municípios de Altinópolis, Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Gavião Peixoto, Herculândia, Igaraçu do Tietê, Irapuru, José Bonifácio, Jumirim, Luis Antônio, Monte Alegre do Sul, Motuca, Nova Europa, Pradópolis, Saltinho, Santa Lúcia, São Pedro, Ubarana, Valparaiso e Vera Cruz.

O superintendente do DAEE, Amauri Pastorello, destaca que “as novas ETEs terão capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos produzidos por mais de 300 mil habitantes das cidades beneficiadas, que são lançados in natura nos rios”.

O Programa Água Limpa foi criado pelo Governo em 2005, com o objetivo de implantar sistemas de afastamento e tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp. Nesse período, o DAEE já concluiu a construção de ETEs em 61 municípios, beneficiando mais de 740 mil habitantes, e estão em andamento obras em 40 municípios, que vão beneficiar mais 750 mil habitantes.

Do DAEE